Correio braziliense, n. 20351, 08/02/2019. Política, p. 3

 

Comissões em ebulição

Lucas Valença

08/02/2019

 

 

A disputa pelas comissões da Câmara começa a sair dos bastidores para se tornar oficial em conversas abertas e discursos. Ontem mesmo, por exemplo, o deputado Kim Kataguiri (DEM-SP) subiu à tribuna para declarar apoio pessoal à deputada Bia Kicis (PSL-DF), que ambiciona chegar à presidência da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). O PSL almeja também o controle da Comissão de Finanças e Tributação (CFT). No entanto, o MDB pressiona para conquistar a presidência no lugar do partido do governo que, nesta conjuntura, ficaria com as duas principais comissões da Casa. A terceira presidência da qual o PSL tem direito ainda não foi definida, mas há conversas de que a Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) poderia vir a ser a última escolha.

No caso de Kataguiri, a solidariedade foi recebida com simpatia, mas não esconde o fato de que, internamente, o PSL vivencia conflitos em relação ao posto, disputado pelos deputados Marcelo Freitas (MG) e Felipe Francischini (PR). Porém, o líder do PSL na Câmara, deputado Delegado Waldir (PR), enfatizou que as indicações para os cargos na mesa da CCJ ainda não estão definidas.

Ele também contou que houve um diálogo prévio com o presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), para que o maior partido do bloco vencedor tivesse o comando da CFT. Caso ocorra, o PSL assumiria o comando das duas principais comissões da Câmara. Contudo, a suposta hegemonia tem sido contestada pelo MDB, que também tem cobiçado a presidência da área de finanças e tributação. Um parlamentar, que preferiu não se identificar, explicou que as brigas internas nos partidos pelos espaços estratégicos têm tomado conta dos corredores do Congresso e criado discussões entre os correligionários.

 

Importância

Segundo a deputada Joice Hasselmann (PSL-SP), Rodrigo Maia tem negociado os espaços com os partidos, em especial, da coligação que o reelegeu. Porém, defendeu que a CFT deve ficar mesmo com o PSL, e não ser cedida ao MDB. “O PSL está sendo contemplado pela atuação e importância que teve na composição do bloco”, ressaltou a parlamentar. Ao Correio, o deputado Heitor Freire (PSL-CE) disse que negociou dentro da legenda para que assuma a primeira vice-presidência da CFT, enquanto Joice Hasselmann comandaria a mesa. Ele também defendeu a alternância com a deputada a cada ano. A assessoria da Joice Hasselmann confirmou a intenção da congressista.

O receio de partidos da oposição de que a Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM) estaria sendo visada pelo PSL foi negado pelo líder, Delegado Waldir. Ele, no entanto, não confirmou se há um acordo para que outro partido ligado ao Executivo opte por comandar a comissão. “Nós não temos a intenção de lutar por essa, mas não sei se outro partido pretende ter a comissão”, afirmou.