Título: Andressa suspeita de chantagear juiz
Autor: Luiz , Edson
Fonte: Correio Braziliense, 31/07/2012, Política, p. 8

A mulher do bicheiro Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, Andressa Mendonça, terá de pagar R$ 100 mil à Justiça Federal até amanhã. O valor foi estipulado como fiança por uma suposta tentativa de extorsão contra o juiz Alderico da Rocha Santos. O magistrado é responsável pelo processo contra o empresário de jogos de azar e teria sido chantageado por Andressa na última quinta-feira, após a audiência de instrução de Cachoeira na 11ª Vara da Justiça Federal de Goiás. A mulher do bicheiro foi conduzida ontem pela manhã à Superintendência da Polícia Federal em Goiânia, onde prestou depoimento por mais de três horas. Se for comprovada a existência do suborno, ela responderá crime de corrupção passiva. Além de ter de pagar a quantia, ela não poderá mais falar com os acusados de envolvimento no esquema criminoso, inclusive com o marido.

Segundo a Polícia Federal, Andressa teria ameaçado o juiz alegando ter um dossiê contra ele, e que encaminharia para uma revista de circulação nacional. Para evitar a divulgação, ela exigiu que o magistrado revogasse a prisão de seu marido. Alderico comunicou o fato ao Ministério Público Federal, onde teria entregue, ainda, um papel com nomes de três pessoas que fora deixado pela mulher na mesa de Alderico. Ontem, o juiz federal Mark Yshida, determinou, por meio de medida cautelar, que Andressa fosse conduzida à sede da PF em Goiânia para prestar esclarecimentos.

Ela deixou o prédio da PF às 12h30, mas evitou conversar com jornalistas. Segundo policiais, a mulher do bicheiro chegou a chorar ao ser abordada pelos agentes, que fizeram buscas na residência da família do empresário, apreenderam documentos e computadores. Segundo a ordem judicial, Andressa tem três dias — o prazo se encerra amanhã — para pagar a fiança de R$ 100 mil. Caso isso não aconteça, ela poderá ter a prisão preventiva decretada. Além da acusação, ela também responde a processo por envolvimento no esquema do bicheiro. Caso seja condenada pelos crimes, pode pegar até 20 anos de cadeia.

Musa

Andressa Mendonça ficou conhecida após a prisão de Carlinhos Cachoeira, em 29 de fevereiro deste ano, na Operação Monte Carlo, desencadeada pela Polícia Federal. Durante as sessões da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) mista em que o empresário compareceu, ela ganhou até o título de musa da CPI, por causa de sua beleza. Antes do envolvimento com o bicheiro, a mulher foi casada com o empresário Wilder Moraes (DEM-GO), que assumiu a vaga de Demóstenes Torres no Senado, que teve o mandato cassado há quase um mês, por suposto envolvimento no esquema criminoso de Cachoeira.