Título: Andressa paga fiança
Autor: Campos , Ana Maria
Fonte: Correio Braziliense, 01/08/2012, Política, p. 5

Um dia depois de ser conduzida à Superintendência da Polícia Federal em Goiânia, Andressa Mendonça, mulher do contraventor Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, pagou a fiança de R$ 100 mil para não ter a prisão preventiva decretada. Ela foi acusada pelo juiz federal Alderico da Rocha Santos de tentativa de chantagem ao anunciar a existência de um dossiê contra o magistrado que seria entregue a uma revista semanal. Alderico fez a denúncia ao Ministério Público, que pediu à PF que interrogasse a mulher. Investigadores que trabalham no caso avaliam que a atuação de Andressa é por determinação de seu marido.

O ato praticado por Andressa, segundo integrantes do Ministério Público Federal em Goiás, mostra que Cachoeira, mesmo preso, continua agindo em território goiano. Na segunda-feira, os procuradores do caso confirmaram a atuação do contraventor, que usou a mulher para tentar se beneficiar na Justiça. "A gravidade do fato é latente, uma vez que a chantagem a um magistrado, no exercício de suas atribuições, com o escopo de pressioná-lo a decidir conforme os interesses do preso, é uma afronta ao próprio Estado democrático de dreito", observaram os integrantes do MPF, por meio de nota. A Associação dos Juízes Federais (Ajufe) também se manifestou a favor de Alderico.

Na próxima semana, a Polícia Federal pretende confrontar o juiz e a mulher de Cachoeira em acareação. O magistrado diz que há um papel com três nomes de pessoas que lhe foi entregue por Andressa e deve requisitar as imagens internas do fórum para comprovar a visita dela ao local. Ontem, a PF confirmou que a mulher efetuou o depósito de R$ 100 mil, referente à fiança arbitrada pela Justiça, em uma conta vinculada a um inquérito onde ela já é investigada por corrupção passiva. Se ela não o fizesse até hoje, deveria ter a prisão preventiva decretada. Andressa ainda pediu ontem ao STF o direito de permanecer em silênciao no depoimento na CPI do Cachoeira, na próxima quarta-feira.