O globo, n. 31235, 12/02/2019. País, p. 5

 

Bolsonaro melhora e é transferido para o quarto

Eduardo Bresciani

12/02/2019

 

 

Após visita, governador de São Paulo, João Doria, afirma que presidente poderá deixar o hospital ainda nesta semana. Avaliação mostra evolução clínica ‘progressiva’, e uma dieta leve foi liberada pelos médicos

O presidente Jair Bolsonaro recebeu alta ontem da unidade semi-intensiva e foi transferido para um quarto do Hospital Albert Einstein, em São Paulo. A informação foi dada pelo porta-voz da Presidência, Otávio do Rêgo Barros.

— O presidente passou muito bem nesta segunda feira e está melhor acada dia —disse o porta-voz.

Segundo o boletim médico, o presidente “evolui com melhora clínica progressiva”, sem apresentar dor ou febre. Ontem, foi suspensa a alimentação parenteral( que não ocorre pelo sistema gastrointestinal) e o presidente passou afazer uma dieta leve, mantido o suplemento nutricional. Bolsonaro tem realizado exercícios respiratórios e de fortalecimento muscular e caminhadas fora do quarto. Ele foi submetido a uma tomografia que mostrou melhora no quadro de pneumonia.

Rêgo Barros informou que Bolsonaro recebeu visita dos ministros da Justiça, Sergio Moro; da Defesa, Fernando de Azevedo e Silva; e do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Augusto Heleno. Também esteve no hospital o governador de São Paulo, João Doria, acompanhado do secretário de Segurança.

Debate sobre previdência

Após visita, Doria disse que Bolsonaro deverá deixar o hospital ainda nesta semana. Segundo o governador, o presidente comentou que tem reunião marcada com o ministro da Economia, Paulo Guedes, para concluir o texto da reforma da Previdência na próxima sexta-feira.

— Nesta semana ele sairá do hospital. Ele está bastante convencido disso. Foi dito a ele pelos médicos que esta será a última semana dele no hospital —afirmou Doria.

No próximo dia 20, um fórum de governadores vai se reunir em Brasília para conhecer a proposta do governo.

—Falamos sobre a reforma da Previdência, a mais importante que o país tem pela frente —disse o governador.

Além das visitas recebidas, o presidente assinou uma autorização para que o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, participe a partir de amanhã, em Washington, da primeira conferência humanitária do governo interino da Venezuela.

Por telefone ao vivo na TV Bandeirantes, Bolsonaro afirmou que “se Deus quiser” deve ter alta nesta semana. Ele entrou em contato com a emissora para se solidarizar pela morte do jornalista Ricardo Boechat. O presidente disse que deveria já ter recebido alta se não tivesse adquirido uma “pequena pneumonia” na semana passada.

— Estou recuperando, tive problema de ter adquirido uma pequena pneumonia uma semana atrás. Se não fosse isso, podia estar de alta já, mas, se Deus quiser, nesta semana terei alta — afirmou o presidente.