O globo, n. 31239, 16/02/2019. Economia, p. 20

 

Líderes criticam falta de diálogo sobre reforma

Bruno Góes

Amanda Almeida

16/02/2019

 

 

Deputados afirmam que governo deixou em segundo plano debate com parlamentares sobre a nova Previdência. Presidente do Senado avalia que texto pode ter votação concluída no primeiro semestre

Lideranças da Câmara dos Deputados ficaram irritadas com a divulgação de parte da proposta de reforma da Previdência antes de o texto ser discutido com o Congresso. A leitura é que o governo deixou em segundo plano justamente quem vai votar a reforma, o que revelaria as dificuldades da articulação política da equipe do presidente Jair Bolsonaro.

Uma das críticas mais duras ao trabalho do ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, e do ministro da Secretaria de Governo, Santos Cruz — encarregados da relação do Palácio do Planalto com o Congresso —veio justamente de um companheiro de Onyx, o líder do DEM, Elmar Nascimento (BA). Para o deputado baiano, o entendimento é de que haverá muitas dificuldades de articulação:

— O assunto da formação da base não chegou formalmente. O governo falou parte da reforma da Previdência. Falou com alguém no Congresso? Não, não falou com ninguém. O primeiro teste é a reforma da Previdência, mas votar desta maneira é como juntar uma seleção sem fazer treinamento. Pode acontecer tudo. Em dezembro, o líder do PR na Câmara, José Rocha (BA), afirmou que o seu partido faria parte “oficialmente” da base aliada do governo. Agora, mudou o discurso: — Não está formalizado. Foi um gesto de confiança ao governo naquela ocasião. Mas ainda não existe uma base aliada formada. A nossa declaração é no sentido de que vamos votar tudo que for de interesse do país — diz o parlamentar. Ao mesmo tempo, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), quer criar uma subcomissão na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) para acompanhar a tramitação da reforma na Câmara. Para ele, se a iniciativa vingar, a votação do texto no Senado pode ser acelerada e concluída ainda no primeiro semestre. Segundo Alcolumbre, a possibilidade de criar a subcomissão está sendo estudada por técnicos.