Título: Onde a oposição resiste
Autor: Correia , Karla
Fonte: Correio Braziliense, 05/08/2012, Política, p. 5
Não é só a eleição em São Paulo que vem dando dor de cabeça aos partidos governistas no pleito deste ano. A oposição tem conseguido manter a dianteira nas capitais de 10 estados, formando uma frente de resistência ao avanço de partidos aliados ao governo federal.
Uma das principais estrelas da oposição na corrida pelas prefeituras é o candidato do DEM à prefeitura de Salvador, ACM Neto, que tem lastreado sua campanha no legado político do avô Antonio Carlos Magalhães, morto em 2007, e nos ataques ao atual prefeito da capital baiana, João Henrique Carneiro (PP), apesar de o DEM ter apoiado a reeleição de João Henrique no segundo turno em 2008.
ACM Neto detém, hoje, 40% das intenções de voto em Salvador, segundo a pesquisa Ibope divulgada na última sexta-feira. O percentual garante uma margem confortável em relação ao segundo colocado, o petista Nelson Pellegrino, que, mesmo contando com apoio do governador do estado, Jaques Wagner, e um cabo eleitoral do peso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, patina nos 13% do eleitorado. É para inverter esse quadro — ou ao menos garantir que a disputa vá para o segundo turno — que Lula tem se movimentado para aumentar sua presença na campanha de Salvador. O ex-presidente já gravou vídeo pedindo votos para Pellegrino e planeja bater ponto no palanque do companheiro de legenda agora em agosto.
Sobrevivência em jogo Ao lado da capital baiana, Fortaleza é vista pelo DEM como uma das cidades-chave para a sobrevivência da legenda de oposição, bastante comprometida com a sangria causada pelas últimas eleições e pela criação do PSD. É lá que o democrata Moroni Torgan conseguiu, recentemente, ultrapassar o percentual de intenções de voto do candidato do PCdoB, Inácio Arruda, e galgou o primeiro lugar nas pesquisas com 27% da preferência do eleitorado, contra 14% de Inácio Arruda, segundo levantamento do Instituto Datafolha.
Até abril, Torgan aparecia em segundo lugar nas pesquisas e Arruda em primeiro. Candidato apoiado pela atual prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins (PT), o petista Elmano de Freitas conta com apenas 3% das intenções de voto, de acordo com o mesmo instituto. Em Aracaju, o DEM também lidera as pesquisas, com João Alves Filho somando 51,1% das intenções de voto de acordo com levantamento do Instituto Única divulgado no último dia 31. Seu principal oponente, Valadares Filho, soma 15,7% dos votos.
Nessas capitais, as "apostas" dos governistas têm suado a camisa para conseguir ao menos participar do segundo turno das eleições. É o caso da ex-ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres Iriny Lopes (PT), que amarga um terceiro lugar nas pesquisas em Vitória, perdendo para os oposicionistas Luiz Paulo (PSDB) e Luciano Resende (PPS), que ocupam o primeiro e o segundo lugar da preferência do eleitorado com 37,8% e 27,8%, respectivamente. A oposição ainda tem ocupado a dianteira das pesquisas em Rio Branco, Manaus, São Luís, Belém e Teresina.