Título: Patrus tem vitória parcial na Justiça
Autor: Maciel , Alice
Fonte: Correio Braziliense, 09/08/2012, Política, p. 9

A candidatura petista de Patrus Ananias à prefeitura de Belo Horizonte recebeu o sinal verde do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG). A chapa encabeçada pelo ex-prefeito e ex-deputado corria risco de impugnação devido a um processo aberto pelo PSD local, que questionava o fato de ele não ter se desincompatibilizado do cargo de conselheiro da Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp) no prazo certo para disputar a eleição. O juiz Rogério Alves Coutinho e o Ministério Público Eleitoral (MPE) não aceitaram as alegações seguindo a avaliação do MPE, de que o candidato nem precisaria ter deixado o cargo pelo fato de tê-lo exercido em unidade territorial diferente de onde disputa a cadeira de prefeito.

Sem o risco de ser impugnado, o petista teve de colher um revés: o mesmo TRE-MG que liberou sua candidatura acatou pedido do PSD local e manteve a legenda na coligação do prefeito Márcio Lacerda (PSB). Por conta de um racha, o partido havia sido incluído nas duas chapas.

Ontem, Patrus fez campanha prometendo ampliar a participação popular na gestão pública —proposta semelhante à de Lacerda (PSB). Enquanto o socialista dedicou o dia a gravar programas para a televisão, o petista participou de encontro católico.

Durante caminhada pelo centro comercial do Bairro Ouro Preto, na Região da Pampulha, o deputado estadual Délio Malheiros (PV), candidato a vice de Lacerda, explicou que o seu papel na administração da capital mineira será dialogar com os moradores e as entidades representativas, enquanto o atual prefeito manterá sua postura gerencial. "O diálogo é fundamental e ouvir uma opinião contrária nos fortalece", afirmou.

Lula na campanha Enquanto Malheiros representou Lacerda na campanha de rua, Patrus voltou a fazer promessas para a área da saúde. Segundo ele, se eleito, os centros de saúde vão abrir aos fins de semana, a equipe da saúde da família será reforçada, novas unidades de pronto atendimento serão construídas e outras serão reformadas. O candidato petista ainda vai apresentar duas novas propostas: desburocratização da prefeitura e criação de um parque municipal. Ontem, ele caminhou pelo Aglomerado da Serra ao lado do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comécio Exterior, Fernando Pimentel, e do candidato a vice Aloísio Vasconcelos (PMDB). Patrus também participou de um fórum na Igreja São José, onde, por quase duas horas, respondeu perguntas dos paroquianos.

Em desvantagem nas pesquisas, o PT está apostando no programa eleitoral em rádio e tevê para ultrapassar o adversário. "Vamos recuperar a nossa história, o que nós fizemos em Belo Horizonte, o trabalho no ministério do governo Lula e vamos mostrar que é possível fazer mais e melhor por Belo Horizonte", contou o petista, acrescentando que está acertando a data da visita do ex-presidente Lula na capital mineira. "O apoio de lideranças nacionais mostra que a nossa campanha está em sintonia com o projeto nacional", observou.