Título: Bovespa sobe 3,12%
Autor:
Fonte: Correio Braziliense, 04/08/2012, Economia, p. 14

Apesar de não ter sido suficiente para diminuir a taxa de desemprego, o crescimento do número de contratações nos Estados Unidos ficou acima do esperado pelos economistas e animou os mercados de ações, que fecharam ontem com altas expressivas. A Bolsa de Valores de São Paulo avançou 3,12%, totalizando uma elevação de 1,24% na semana. O resultado reverteu as perdas acumuladas desde o início do ano e a bolsa ostenta, agora, valorização de 0,88% em 2012.

Na Europa, as ações registraram a maior pontuação de fechamento em quatro meses, empurradas pela valorizações de papéis do setor bancário. Contribuiu para o clima de maior otimismo a releitura das declarações dadas na quinta-feira pelo presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi. Embora ele não tenha anunciado nenhuma medida imediata para amenizar a crise, os investidores entenderam que ele deverá em breve agir para apoiar as economias de Espanha e Itália.

O índice FTSEurofirst 300, que reúne as principais ações europeias, fechou em alta de 2,37%. A Bolsa de Londres subiu 2,21%, Frankfurt ganhou 3,93% e Paris teve elevação de 4,38%. Mas as valorizações foram maiores ainda em Madri (6%) e Milão (6,34%). Nos Estados Unidos, a reação aos dados de emprego também foi positiva. O índice Dow Jones, da Bolsa de Nova York, avançou 1,69% e o Nasdaq, termômetro das empresas de tecnologia, cresceu 2%. No Brasil, o dólar recuou 1,12% e fechou na cotação de R$ 2,028 para venda.