Título: Espanha corta 102 bi
Autor:
Fonte: Correio Braziliense, 04/08/2012, Economia, p. 14
Madri — A Espanha prevê fazer um ajuste fiscal de 102 bilhões de euros até o fim de 2014, um total que inclui o plano de 65 bilhões já anunciado em julho, segundo o projeto de orçamento prometido por Madri a seus sócios da Zona do Euro, divulgado ontem pelo governo. O programa inclui 35 bilhões de euros a serem obtidos com a alta do Imposto sobre Valor Agregado (IVA) a partir de 1º de setembro, assim como cortes no funcionalismo e nos orçamentos regionais de saúde e educação.
A Espanha se comprometeu a reduzir o deficit público para 6,3% do Produto Interno Bruto (PIB) este ano, e para apenas 2,8% em 2014. Madri espera, dessa forma, acalmar os mercados, que têm cobrado taxas de juros insustentáveis pela emissão de títulos da dívida do país, na casa dos 7% ao ano. "O maior problema é que nós devemos bastante e está muito difícil que qualquer um nos empreste, ou refinancie as dívidas que temos", disse Rajoy, ontem.
Ao contrário do que havia dito na véspera, ontem ele não descartou a possibilidade de um programa de resgate da dívida espanhola pelo Banco Central Europeu (BCE) e outras instituições do bloco. "Primeiro, quero conhecer quais são essas medidas, o que significam, se são adequadas e, então, à vista das circunstâncias, tomaremos uma ou outra decisão", afirmou.