Título: PF de braços cruzados
Autor: Olivera , Priscilla
Fonte: Correio Braziliense, 09/08/2012, Economia, p. 10

A greve nacional dos policiais federais continua, pelo terceiro dia, em todo o Brasil. A emissão de passaportes está suspensa na maior parte dos postos de atendimento. Apenas os casos emergenciais, como tratamento de saúde ou trabalho, são atendidos. Nem todos os documentos que já estão prontos são entregues. A maioria das pessoas que pagou as taxas foi aconselhada a remarcar a data para renovar ou buscar o documento, o que pode ser feito no site da Polícia Federal (www.dpf.gov.br).

Segundo informações da Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef), no Rio Grande do Sul, no Paraná, em Goiás, em Minas Gerais e em Pernambuco, praticamente não houve expediente. O funcionamento se restringe ao efetivo mínimo exigido por lei, de 30% do pessoal. Em outros estados %u2014 São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Espírito Santo %u2014, o serviço de emissão de passaportes caiu à metade. Os policiais prometeram manter a paralisação até que o governo atenda as suas reivindicações, que incluem reestruturação salarial e da carreira dos agentes, escrivães e papiloscopistas, além de reposição salarial para delegados.

Em Brasília, no Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, os movimentos de embarque e de desembarque de passageiros estiveram normais. Porém, na Delegacia da PF, apenas três dos 40 atendimentos médios diários foram registrados. No posto do Na Hora na Rodoviária do Plano Piloto, a emissão de passaportes estava normal ontem. Na Delegacia Regional do Trabalho do DF, cujos servidores também estão em operação tartaruga, o clima também era tranquilo.