Título: DEM se segura com Aracaju
Autor: Correia , Karla
Fonte: Correio Braziliense, 06/08/2012, Política, p. 6

Em um ano decisivo para a sobrevivência do DEM, a disputa eleitoral em Aracaju se transformou em prioridade do partido, confrontado com a perspectiva de ser eliminado do mapa político brasileiro ou engolido por uma ala do PMDB. É na capital sergipana que o candidato João Alves Filho desponta como uma das apostas do DEM para se fortalecer a ponto de evitar o fado da extinção. Prefeito biônico da cidade entre 1975 e 1979, governador de Sergipe por três mandatos, João Alves ocupa a dianteira da disputa com 51,1% das intenções de voto, segundo levantamento do Instituto Única de pesquisa. Seu principal adversário, Antônio Carlos Valadares Filho (PSB), aparece em segundo lugar com 15,7% da preferência do eleitorado. A dificuldade de Valadares Filho levar a disputa para um segundo turno acontece a despeito do apoio do governador Marcelo Déda (PT), responsável pela articulação com o comando petista que convenceu a legenda a se conformar com a vaga de vice na chapa comandada pelo PSB.

Na avaliação dos correligionários do candidato demista, boa parte dos problemas de Valadares Filho vêm exatamente de sua ligação com o atual governador, que enfrenta uma queda em sua popularidade. %u201CNossos principais cabos eleitorais têm sido o governador e o Edvaldo (Nogueira, atual prefeito de Aracaju)%u201D, diz um integrante do comitê de João Alves, derrotado por Déda em duas eleições para o governo do estado.

Para Valadares, a vantagem inicial do demista é fruto das duas campanhas para o governo de Sergipe. %u201CEle conta com um grande recall do eleitorado e dos governos anteriores%u201D, diz o candidato do PSB. %u201CMas as pesquisas de consumo interno apontam para uma queda em seu desempenho, que deve se alargar com o início da propaganda de tevê%u201D, aposta. Parte dessas pesquisas indicam também uma possibilidade de avanço de outro candidato: Almeida Lima, do PPS, visto dentro do PT como o elemento que poderá gerar um segundo turno na eleição em Aracaju.

A violência e os problemas de urbanização são as principais demandas do eleitorado que os candidatos tentam responder no momento. %u201CA cidade não cresceu, ela inchou%u201D, diz João Alves, que promete investimentos em drenagem para acabar com as enchentes que atingem bairros da periferia da capital na estação das chuvas. Já Valadares Filho concentra suas propostas no aumento do efetivo e dos salários da Guarda Municipal e na ampliação dos leitos disponíveis nos hospitais da capital sergipana. "Temos que fazer o sistema de saúde alcançar cada cidadão de Aracaju", promete Valadares.