Título: 15% para técnicos da educação
Autor: Dinardo , Ana Carolina
Fonte: Correio Braziliense, 07/08/2012, Economia, p. 15

Depois de anunciar que só voltaria a negociar com servidores públicos federais em greve depois de 13 de agosto, o governo abriu uma exceção e recebeu ontem representantes da Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores das Universidades Públicas Brasileiras (Fasubra) e do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe). Essa foi a primeira conversa com representantes do Ministério do Planejamento — a categoria já tinha apresentado pleitos para o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, em julho. O secretário de Relações de Trabalho no Serviço Público do Planejamento, Sérgio Mendonça, apresentou proposta de aumento salarial de 15% em três anos, a partir de 2013.

A categoria, no entanto, parece não ter ficado satisfeita. O coordenador de Administração e Finanças da Fasubra, Rolando Rubens, classificou o pacote oferecido pelo Executivo como intransigente. "A proposta prevê que, por três anos, não podemos fazer greves. Isso é um absurdo. O governo quer nos neutralizar", disse. Ainda assim, a oferta será apresentada às bases sindicais em assembleias. A categoria deve decidir se aceita os 15% ou não até o fim da semana.

Reforço Enquanto o Palácio do Planalto não retoma o calendário de negociações, outras categorias engrossam o movimento de greve nacional. Ontem, analistas e técnicos da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) iniciaram uma paralisação de 48 horas. Está agendado para a quarta-feira, um protesto em frente ao Palácio do Planalto. "Juntos podemos cobrar um posicionamento mais claro quanto às reivindicações que apresentamos nas nove reuniões somente este ano", ressaltou o presidente do Sindicato Nacional dos Analistas e Técnicos de Finanças e Controle, Rudinei Marques.

Já os fiscais agropecuários cruzaram os braços por tempo indeterminado, criando mais dificuldades para a entrada e a saída de produtos de origem animal no país. Eles reclamam que o governo não faz concurso para aumentar o efetivo de 2,7 mil fiscais. Além disso, os servidores da Controladoria-Geral da União (CGU) parar a partir de segunda-feira e os analistas Receita Federal realizarão assembleia amanhã para decidir se promovem uma paralisação de 24 horas no dia 14.

» Nova seleção no Banco do Brasil

O Banco do Brasil confirmou ontem que lançará concurso para escriturário ainda este ano — no começo do ano houve outra seleção para o mesmo cargo. As vagas serão, novamente, para formação de cadastro reserva. Poderão participar pessoas com nível médio completo. Quinze estados devem ser contemplados no certame: Acre, Amapá, Amazonas, Ceará, Maranhão, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Sergipe, Mato Grosso e Santa Catarina. A remuneração inicial é de R$ 1.408 para uma jornada de trabalho de 30 horas.