Título: Alckmin prevê 2º turno em SP
Autor: Caitano , Adriana
Fonte: Correio Braziliense, 16/08/2012, Política, p. 7

Principal cabo eleitoral do candidato do PSDB à prefeitura paulistana, José Serra, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, acredita que o pleito na capital do estado será decidido apenas no segundo turno. O tucano aparece com 26% das intenções de voto segundo o último levantamento do Ibope, em empate técnico com o candidato do PRB, Celso Russomano, que detém 25% da preferência do eleitorado. "Somos otimistas, o Serra vai para o segundo turno", assegurou Alckmin. Mas, na avaliação do governador, a situação do primeiro turno só começará a se definir a partir do início do horário eleitoral gratuito de propaganda no rádio e na TV. "A eleição é curta porque começa em 21 de agosto, mas só depois do Sete de Setembro é que vai cair a ficha do eleitor e ele começa a formar seu voto", analisou Alckmin.

Alckmin esteve ontem em Brasília, para participar da solenidade de lançamento do pacote de concessões do governo Dilma para estradas e ferrovias, no Palácio do Planalto. Depois, foi à Câmara dos Deputados para conversar com a bancada tucana.

Para o governador, a previsível polarização entre candidatos do governo e da oposição em um eventual segundo turno não é um fator de preocupação para Serra. "A questão é que não há transferência de votos no segundo turno. O candidato até pode declarar apoio a outro, mas não consegue transferir os votos dele na íntegra." Segundo ele, a campanha de seu companheiro de partido será reforçada por políticos de destaque da legenda, entre eles, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. O tema do mensalão será evitado no horário gratuito, informou o governador.

Haddad critica Na terça-feira, contudo, José Serra fez uma referência indireta à Ação Penal 470 durante evento de campanha no centro de São Paulo. "Nenhum de nós precisa responder pela honra no Supremo Tribunal Federal, ninguém", disse Serra, fazendo uma defesa de seu partido contra críticas de adversários.

A reação foi rápida. O candidato petista, Fernando Haddad, mirou a gestão do atual prefeito, Gilberto Kassab, ao lembrar que há secretários municipais respondendo a processos de improbidade. "Temos que discutir a transparência na gestão pública com tranquilidade, não podemos nos omitir diante do que nós estamos assistindo em nenhum nível de governo", afirmou Haddad. Já Russomano prometeu criar órgãos para combater a corrupção na capital.

"Só depois do Sete de Setembro é que vai cair a ficha do eleitor e ele começará a formar seu voto" Geraldo Alckmin, governador de São Paulo