Título: Oposição elogia adesão do PT
Autor: Hessel , Rosana
Fonte: Correio Braziliense, 16/08/2012, Economia, p. 15

A oposição elogiou em tom irônico o pacote de concessões de rodovias e ferrovias, anunciado pela presidente Dilma Rousseff. Parlamentares de partidos ligados ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso afirmaram que o governo petista se rendeu à política econômica do tucano, apesar de ter tomado a decisão tardiamente.

O presidente do PSDB, deputado Sérgio Guerra (PE), divulgou uma nota oficial, que também postou no Twitter, para exaltar as medidas, considerando-as uma continuidade das ações tucanas. "O PSDB cumprimenta a presidente Dilma por ter aderido ao programa de privatizações, há anos desenvolvido pelo partido, como um dos caminhos para acelerar os investimentos em infraestrutura", disse ele. "Lamentamos o atraso dessas iniciativas, que, a curto prazo, não poderão atenuar o decepcionante crescimento do PIB brasileiro", acrescentou.

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, que acompanhou a cerimônia, evitou críticas, mas não deixou de ressaltar que o sistema já era adotado pelo PSDB. "Nós sempre defendemos as concessões e as parcerias público-privadas, então o governo está no rumo certo, porque não deve ser o executor de tudo", observou.

Outras lideranças oposicionistas também usaram a ironia para marcar a mudança de posição petista. "Saúdo a presidente Dilma pelo novo modelo econômico neoliberal que adotou", comentou o líder do PPS na Câmara, Rubens Bueno (PR). "Ela percebeu o que, de fato, é importante para o país, com um pacote que nada mais é que uma cópia do que vinha sendo feito desde o Plano Real."