O globo, n. 31309, 27/04/2019. País, p. 12

 

Senado homenageia TV Globo e seu papel em defesa da democracia

27/04/2019

 

 

Em sessão com presidentes da Casa e do STF, José Roberto Marinho destaca compromisso com a liberdade de expressão

O Senado fez homenagem, ontem, aos 54 anos da TV Globo. Em sessão solene, os presidentes da Casa, Davi Alcolumbre (DEMAP), e do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, destacaram a importância da emissora para a democracia e a construção da identidade nacional. Vice-presidente do Conselho de Administração do Grupo Globo, José Roberto Marinho ressaltou que a TV Globo “defende, de forma enfática, e sempre defenderá, a democracia, a liberdade de expressão, a República, o império da lei e do voto”.

— A TV Globo não apoia partidos, não apoia religiões, não defende formas de comportamento, não defende formas de agir. A TV Globo procura acompanhar, isso, sim, as mudanças na sociedade, a sua evolução, com as contradições que essa mesma evolução acarreta, mas sem proselitismos —declarou. Marinho também fez uma defesa da democracia: — Estamos cientes de que, agradando a maior parte do público, não agradamos a todos. Não poderia ser diferente. Se erramos, temos a humildade de corrigir porque nosso compromisso é com nosso público. É com a verdade. (...) Que democracia não é barulhenta, ruidosa, viva, com múltiplos pontos de vista, projetos em choque, formas de viver diferentes, de se comportar, de crer? Tudo isso com tolerância e respeito ao outro. Isto é o Brasil que esta Casa tão bem representa. E assim que deve ser.

Ao abrir a sessão, Alcolumbre destacou a diversidade da programação. — Sempre verificamos uma programação de elevada qualidade técnica e artística, com ampla variedade de temas e com o dom de conquistar todos, todos os distintos públicos existentes em nosso país. (...) Tenho a convicção de que o Brasil certamente não seria a pujante democracia de hoje sem a contribuição inestimável do jornalismo independente, responsável e, novamente, crítico da Rede Globo de Televisão —disse o Presidente do Senado.

"O fato"

Alcolumbre ainda citou os “incontestáveis momentos em que os brasileiros de todo o país se viram presos à tela da TV para testemunhar os mais importantes acontecimentos históricos e esportivos das últimas décadas, seja no Brasil, seja no mundo”.

O presidente do Supremo, ministro Dias Toffoli, elogiou a qualidade das informações veiculadas pela emissora:

—A comemoração da criação da Rede Globo não é só a de um importante órgão de imprensa; é um registro necessário à História do nosso país. O Randolfe (Rodrigues, senador) destacou a questão da parte jornalística, daquilo que Ulysses Guimarães chamava “Senhora Excelência, o fato”, mas o fato verdadeiro, não o fato mentiroso, não o fato fraudulento. O fato verdadeiro, e isso a Rede Globo tem feito, tem feito sempre isso. Toffoli também comentou que a Globo “dá uma identidade ao brasileiro, dá uma autoestima” ao país, e disse que a emissora, “nesses 54 anos, tem prestado um serviço extremamente relevante”. Proponente da homenagem, o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) destacou a importância da imprensa livre para o fortalecimento da democracia no país.

— Não existe democracia que não tenha a tríade liberdade de expressão, liberdade de ir e vir e, principalmente, liberdade de imprensa. Sem essa tríade, não há que se falar em Estado Democrático de Direito — afirmou.

“O que a Globo defende, de forma enfática, e sempre defenderá, é a democracia, a liberdade de expressão, a República, o império da lei e do voto. E isso é inabalável”

José Roberto Marinho, vice-presidente do Conselho de Administração do Grupo Globo

“Tenho a convicção de que o Brasil certamente não seria a pujante democracia de hoje sem a contribuição inestimável do jornalismo independente, responsável e, novamente, crítico da Rede Globo”

Davi Alcolumbre, senador (DEM-AP) e Presidente do Senado Federal

“A comemoração da criação da TV Globo não é só a de importante órgão de imprensa; é um registro necessário à História do país. (...) A Globo, nesses 54 anos, tem prestado um serviço extremamente relevante”

Dias Toffoli, ministro e presidente do Supremo Tribunal Federal (STF)