Valor econômico, v. 19, n. 4597, 26/09/2018. Política, p. A8

 

Bolsonaro lidera em 15 Estados e no DF

Thais Carrança

26/09/2018

 

 

O candidato à Presidência pelo PSL, Jair Bolsonaro, lidera em intenção de votos em 15 Estados do Brasil e no Distrito Federal, segundo pesquisas regionais realizadas pelo Ibope nos últimos dias. Oficializado como candidato somente em 11 de setembro, o petista Fernando Haddad está à frente na disputa em oito de nove Estados do Nordeste. A exceção é o Ceará, onde Ciro Gomes (PDT) lidera a corrida eleitoral.

O maior contingente de indecisos, votos em branco e nulos também está no Nordeste. É um indício de que Haddad ainda tem a crescer na região, à medida que se tornar mais conhecido como herdeiro político de Lula.

As pesquisas foram realizadas em 24 Estados e no Distrito Federal e divulgadas entre 17 e 24 de setembro. Só não há dados para Paraná e Espírito Santo - o Estado sulista terá pesquisa Ibope divulgada em 27 de setembro e não há pesquisa registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pelo instituto para o Estado capixaba após a confirmação de Haddad como candidato do PT.

Bolsonaro obtém sua maior taxa de intenção de voto no Acre (53%), Estado que vive explosão de violência nos últimos anos, em meio a disputa entre facções criminosas. Em segundo lugar está Roraima (52%), que enfrenta crise provocada pela migração de venezuelanos, em fuga do colapso econômico do país vizinho. Estes são os únicos Estados onde a intenção de voto do ex-militar supera a metade do eleitorado.

O candidato do PSL também tem intenções de voto significativas em Santa Catarina (40%), Mato Grosso (39%), Distrito Federal (39%) e Rio de Janeiro (37%). As menores intenções de voto de Bolsonaro são registradas todas no Nordeste, com destaque para Piauí e Bahia, onde ele tem 14%.

Haddad registra sua maior intenção de voto no Piauí (38%), Estado onde Lula também tinha seu melhor resultado ao fim de agosto, antes de ter a candidatura barrada pela Justiça Eleitoral. O ex-prefeito de São Paulo também lidera as intenções de voto no Maranhão (36%), Bahia (33%), Sergipe (33%), Rio Grande do Norte (29%), Alagoas (28%), Paraíba (26%) e Pernambuco (26%). Suas piores votações são registradas no Acre (7%) e Roraima (8%).

Ciro Gomes registra sua melhor votação no Ceará (39%), onde foi governador. Com o maior tempo de TV da campanha, Geraldo Alckmin, do PSDB, só supera os dois dígitos em São Paulo (13%) e no Pará (12%). Já Marina Silva, candidatada pela Rede Sustentabilidade, tem sua melhor votação no Amapá (12%) e chega a dois dígitos também no Acre (11%), seu Estado de origem, no Pará (10%) e no Amazonas (10%).

Das 25 unidades da federação analisadas e considerando apenas os cinco candidatos mais bem colocados nas pesquisas, o tucano está na lanterna em dez Estados e no DF, divide a rabeira com Marina em outros três e empata com a ambientalista e Henrique Meirelles (MDB) em Goiás. A candidata do Rede está na lanterna em outros nove Estados.

Além de manter a dianteira que era de Lula no Nordeste, outra boa notícia para Haddad vem da dinâmica de votos em branco, nulos e de eleitores que não sabiam em quem votariam ou que não responderam. Os maiores percentuais deste "não voto" são registrados na Bahia (29%), Pernambuco (27%) e Sergipe (26%), todos Estados onde o petista tem a dianteira nas intenções de voto das pesquisas feitas pelo Ibope.

Para Rafael Cortez, analista de política da Tendências Consultoria, parte dessas taxas elevadas correspondem a eleitores do ex-presidente Lula que provavelmente ainda não sabem que Haddad é o sucessor do petista. "A tendência é que, à medida que o eleitorado for associando Haddad com o ex-presidente Lula, haja um outro movimento de transferência de voto", afirma.

As pesquisas têm nível de confiança de 95% e margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos. Todas foram registradas no TSE a partir do dia 11 de setembro, após a escolha de Haddad como substituto de Lula.