Título: Chávez e Capriles estão empatados
Autor: Craveiro , Rodrigo
Fonte: Correio Braziliense, 19/08/2012, Mundo, p. 23

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, vê seus planos de permanecer no poder até 2031 seriamente ameaçados. A menos de dois meses das eleições de 7 de outubro, uma pesquisa realizada pela empresa Varianzas mostra que ele teria 49,3% das intenções de voto, enquanto Henrique Capriles apareceria com 47,2%. A diferença de 2,1 pontos percentuais configuraria um empate técnico, já que a pesquisa tem margem de erro de 2,16%. Em junho passado, Chávez estava 5,2 pontos percentuais à frente do adversário. Segundo a mais recente pesquisa, 74,2% dos entrevistas estão seguros sobre em quem votarão.

Para Enrique Sánchez Falcon, advogado e professor de direito constitucional da Universidad Central de Venezuela (UCV), o surpreendente avanço da oposição nas pesquisas se explica por dois fatores. "Em primeiro lugar, as mobilizações de Capriles têm reunido um número cada vez maior de simpatizantes. Em segundo lugar, nas últimas eleições (parlamentares, em setembro de 2010), a oposição obteve mais votos do que o governo", explicou ao Correio, por e-mail.

Falcon não tem dúvidas de que a hegemonia de Chávez sofre sério risco. "Sua ineficiência no governo, por mais de 14 anos, tem feito com que seu discurso não faça eco, apesar dos vastos recursos que ele utiliza", comentou. "No entanto, a oposição não encontrou, em sua unidade, uma arma eleitoral e politicamente bastante efetiva." Em sua página no microblog Twitter, Capriles deu ontem uma mostra de otimismo, depois da divulgação da pesquisa. "Muito bom-dia a todos! Já faltam 50 dias para abrirmos as portas para o futuro da nossa Venezuela. Avante!", escreveu.