O globo, n. 31301, 19/04/2019. Economia, p. 13

 

Simpatia inicial pela privatização

Jussara Soares

Marcello Corrêa

Ramona Ordoñez

Bruno Rosa

19/04/2019

 

 

Bolsonaro começa a rever sua avaliação a respeito da venda da Petrobras

O presidente Jair Bolsonaro começa a mudar sua avaliação a respeito da possibilidade de privatizara Petrobras. Em conversa com o blog da Natuza Nery, no G1, o presidente afirmou que tem simpatia pela ideia, destacando uma contradição entre a defesa do livre mercado e o monopólio da estatal.

“Eu tenho, sim, uma simpatia inicial”, afirmou Bolsonaro.

O assunto chegou a ser abordadona reunião realizada por Bolsonaro na última terça-feira com o presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, e o ministro da Economia, Paulo Guedes, entre outros, para discutir como é calculado o reajuste do diesel. De acordo com um dos participantes do encontro, o tema foi mencionado quando se tratou da falta de concorrência no mercado de óleo e gás, desde a etapa de exploração e produção até a distribuição de combustíveis:

— O assunto da privatização foi abordado superficialmente, quando se falou das formas de aumentara competitividade nos mercados de refino e gás.

Segundo uma fonte próxima a Bolsonaro, o presidente comentou em tese a possibilidade de vendera estatal, acrescentando que movimentos como esse exigem diálogo e estudo aprofundado. Procurado, o Palácio do Planalto não comentou.

A mudança na percepção do presidente foi revelada por Guedes, em entrevista à GloboNews na quarta-feira. Ao comentara polêmica recente da interferência do Planalto no reajuste do diesel e o risco de uma greve de caminhoneiros, o ministro foi perguntado se o caminho seria privatizara Petrobras. Ele respondeu:

— Você acabou de dizer um negócio que o presidente levantou a sobrancelha. Se o preço do petróleo sobe no mundo inteiro e não tem nenhum caminhoneiro parado no Trump, na Merkel... Será que tem um problema aqui? No dia seguinte, o presidente me mandou um negócio assim: nos EUA, 60 bandeiras, no Brasil, uma bandeira só, da Petrobras. Acho que ele quis dizer alguma coisa — disse o ministro, que acrescentou posteriormente que privatizar a Petrobras seria um salto muito grande para o presidente.

No fim da campanha eleitoral, Bolsonaro chegou a afirmar que era “pessoalmente contra” a venda da petroleira. Dizia que a empresa é estratégica e fez um apelo ao corpo de funcionários da estatal para que o ajudasse a buscar uma solução. No máximo, admitia privatizar partes da companhia. A Petrobras busca iniciativa privada metade de suas refinarias e uma fatia do capital da BR Distribuidora.

Episódio do diesel

Alguns fatores contribuem para a mudança de tom do presidente ao discutir o assunto. Segundo fontes, um deles seria a repercussão negativa do telefonema de Bolsonaro ao presidente da Petrobras na semana passada para questionar um reajuste de 5,7% do diesel, que acabou suspenso. Teria pesado a explicação de Guedes de que a perda em valor de mercado pela Petrobras na Bolsa na última sexta-feira — de R$ 32 bilhões —era só parte do prejuízo que o país poderia ter com uma gestão concentrada nas mãos do Estado.

Guedes argumentou que, com o avanço da exploração do pré-sal, o setor de óleo e gás deve extrair de US $500US $1 trilhão nas próximas décadas. E completou que a riqueza estaria em risco caso houvesse apercepção do mercado de que o governo interfere nas decisões da companhia.

A opinião do presidente sobre o assunto já mudou algumas vezes. No início do ano passado, Bolsonaro defendeu a venda da estatal nos moldes doque foi feito coma Embraer. Na época, era a favor que a empresa mantivesse uma golden share, ação especial com poder de veto, na petroleira.

A preocupação com o aumento da concorrência é um dos pontos centrais no governo. A proposta de vender refinarias, por exemplo, é considerada o caminho para viabilizar preços menores ao consumidor. A Petrobras pretende iniciar o processo de venda de metade de suas 13 refinarias a partir de junho. A iniciativa está em linha com o plano de Guedes de fazer um choque de energia barata no país.

O setor tem passado por mudanças que incentivam a entrada de novos competidores. A Petrobras perdeu o monopólio da exploração de petróleo no país em 1997. A realização de leilões contribuiu para que empresas estrangeiras iniciassem atividades de exploração no país. Mas, quando foi descoberto o présal, foi definido que a Petrobras seria operadora única dos campos, o que desagradou ao setor privado. Após os escândalos de corrupção revelados pela Operação Lava Jato, a situação financeira da companhia se deteriorou, e o governo decidiu então rever as regras para estimularaPetrobras deixou de ser obrigada a atuar como operadora, e o interesse dos estrangeiros aumentou. Ainda assim, a Petrobras responde pela maioria da produção.

Segundo dados da Agência Nacional do Petróleo (ANP), existem hoje no país 32 operadores de óleo e gás. O maio ré a Petrobras, responsável pela produção de 2,992 milhões de barris de óleo equivalente, mais de 90% da produção no país.

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Petroleira sobe após reajuste do diesel e garante alta de 1,39% à Bolsa

João Sorima Neto

19/04/2019

 

 

As ações da Petrobras tiveram bom desempenho ontem na Bolsa de Valores, um dia após a estatal anunciar um reajuste no preço do diesel nas refinarias. Investidores entenderam o anúncio como sinal de independência da diretoria da empresa, depois da trava imposta pelo presidente Jair Bolsonaro ao mesmo reajuste na semana passada.

Isso garantiu ganhos tanto para os papéis da petroleira, quanto para o Ibovespa, principal índice acionário do país, que subiu 1,39%, aos 94.578 pontos.

O avanço do preço do petróleo no exterior foi outro elemento que contribuiu para a alta de 1,68% das ações ordinárias da estatal e de 3,25% nos papéis preferenciais. Na Bolsa de Nova York, recibos de ações da Petrobras subiram mais de 3% no início dos negócios e encerraram o pregão com valorização de 2,09%.

Privatização

A sinalização do presidente Bolsonaro sobre sua simpatia em relação a uma futura privatização da petroleira também não passou despercebida. Para Ari Santos, operador de Bolsa da corretora H.Commcor, isso não significa que a venda da Petrobras possa entrar na pauta imediatamente.

— É uma sinalização que o viés liberal pode chegar a bancos estatais como a Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil. Mas não significa que isso vai acontecer em breve. Mostra apenas que qualquer empresa pode passar para a iniciativa privada.

As ações de bancos também fecharam no azul. Os papéis ordinários do Itaú subiram 1,57%, e os do Bradesco ganharam 1,37%.

No câmbio, o dólar comercial fechou em queda de 0,15%, cotado a R$ 3,92.