O globo, n. 31300, 18/04/2019. Economia, p. 18

 

Avianca deve perder mais oito aviões na semana que vem

Leo Branco

18/04/2019

 

 

Em recuperação judicial, companhia deixou de pagar aluguel das aeronaves

Após perder dez aviões no fim de semana pela falta de pagamento de aluguéis, a Avianca deve ver sua frota encolher em mais oito aeronaves após a Páscoa. Ontem, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou que a companhia aérea vai devolver sete aviões da arrendadora americana GE Capital e uma da subsidiária PK AirFinance, sediada em Luxemburgo.

Ambas são credoras da Avianca, quarta maior companhia aérea do país que entrou em processo de recuperação judicial em dezembro do ano passado. A dívida total da companhia é de cerca de R$ 3 bilhões. No início de maio, a empresa fará um leilão de ativos para levantar recursos e começar a quitar parte de seus débitos.

Segundo a Anac, a saída das aeronaves deve ser feita de forma escalonada na segunda-feira. A intenção é reduzir transtornos no feriado da Semana Santa, época de alto fluxo nos aeroportos.

Com a saída dessas aeronaves, a frota da Avianca passará a ser de apenas 18 aviões. Esse número pode cair mais ainda caso a Justiça aceite os diversos pedidos de retomada de bens apresentados pelas empresas de leasing.

Se a Justiça aceitar as solicitações, na dezena de processos em andamento em varas cíveis da Justiça paulista, a expectativa é que sobrem apenas quatro aviões na frota, segundo fontes a par das negociações entre a empresa aérea e credores.

Com a redução gradativa de sua frota, a Avianca tem reduzido diariamente seus voos. Ontem a empresa cancelou mais 51 voos a partir da próxima segunda-feira.