Título: Time Lula" chega à tevê
Autor: Jeronomimo, Josie
Fonte: Correio Braziliense, 22/08/2012, Política, p. 6

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva monopolizou as atenções no primeiro dia do horário eleitoral gratuito. Candidatos a cargos de prefeito e vereador abusaram das declarações de apoio dele e reeditaram o jargão "time Lula", das eleições de 2008, quando o petista ainda era presidente. Na maioria dos estados, o primeiro dia de propaganda eleitoral foi marcado pela apresentação dos vereadores, mas candidatos petistas das capitais, como Fernando Haddad (São Paulo) e Patrus Ananias (Belo Horizonte) não perderam tempo e inauguraram a campanha oficial na televisão recorrendo ao cabo eleitoral Lula.

Considerado ainda um desconhecido do eleitorado paulistano, Haddad apostou no ex-presidente e deu a Lula a maior parte do tempo que deveria aparecer na televisão. Na estreia do programa, o candidato do PT foi apresentado por Lula como "o melhor ministro da Educação da história". O ex-presidente comparou Haddad a Dilma Rousseff e afirmou que ele, assim como a presidente, não era muito conhecido quando se lançaram à disputa eleitoral, mas ela demonstrou que mereceu o voto de confiança. "Há dois anos, eu pedi ao povo brasileiro para votar na Dilma. Pouca gente conhecia ela. Hoje, mais do que nunca, o Brasil sabe que votou na pessoa certa. Com a mesma convicção, eu peço agora ao povo de São Paulo que vote em Fernando Haddad para prefeito."

Lula elogiou a gestão de Haddad como ministro de seu governo. "Conheço ele bem, trabalhou comigo e foi o melhor ministro da Educação da história. Com o meu apoio, seu e o da Dilma, ele será o melhor prefeito da história de São Paulo", disse Lula, pedindo votos. Na maioria das inserções e propagandas, a participação de Dilma é resumida à reprodução de fotos e citações de realizações no governo.

O candidato do PT à prefeitura de Belo Horizonte, Patrus Ananias, também abriu sua participação no horário eleitoral gratuito com o ex-chefe do executivo. Ex-ministro da gestão Lula, assim como Haddad, Patrus foi apresentado como parceiro do petista na criação do programa de maior sucesso do governo, o Bolsa Família. O vídeo de ontem foi uma das três inserções que Lula gravou em apoio a Patrus. "Você conhece alguém que entende de gente: Patrus Ananias. Ele pensa à frente do seu tempo. Quando eu quis mudar a política social no Brasil, chamei o Patrus Ananias e criamos o Bolsa Família, que é hoje copiado pelo mundo."

No Recife, a estreia de Lula no programa do candidato a prefeito do PT, Humberto Costa, está prevista para hoje. O ex-presidente já gravou para o pernambucano, mas a equipe de campanha afirma que todos no estado estão "esperando pela surpresa". Segundo os assessores, o espaço de Humberto Costa no horário eleitoral terá Lula, Dilma, propostas do PT e a apresentação de grandes obras federais que fizeram a diferença na cidade.

Fora do formato dos mais de 120 vídeos gravados por Lula em apoio a candidatos do PT e partidos aliados, o candidato da legenda à prefeitura de Salvador, Nelson Pelegrino, conseguiu também participação mais descontraída do ex-presidente. "Eu não só vou pedir voto para Nelson Pelegrino, como se eu morasse em Salvador votaria nele."

Além dos petistas, candidatos de partidos aliados iniciarão hoje a apresentação do "cabo eleitoral" Lula no horário gratuito. O prefeito do Rio de Janeiro e candidato à reeleição, Eduardo Paes, recebeu apoio do ex-presidente em gravação feita na capital carioca. O ex-governador de Alagoas e candidato à prefeitura de Maceió pelo PDT, Ronaldo Lessa, também está na lista do "time Lula". As propagandas dos dois candidatos vão ao ar hoje.

Jeitinho Disputado como o principal cabo eleitoral das eleições 2012, o ex-presidente Lula não conseguiu gravar para todos os aliados, mas candidatos a vereador descobriram um jeitinho de ter o petista na propaganda. No horário eleitoral de ontem, dezenas de postulantes que tentam cadeiras nas câmaras municipais utilizaram o mesmo vídeo gravado por Lula, em que o petista lista conquistas do governo PT e fala sobre crescimento e distribuição de renda, como se fosse mensagem direta do ex-presidente aos postulantes vereadores. Alguns chegaram a editar falas do ex-presidente para simular diálogos com Lula.

Russomano dispara Pesquisa Datafolha divulgada ontem apontou vantagem de Celso Russomano (PRB) sobre o tucano José Serra. De acordo com o instituto, Russomano teria 31% das intenções de votos contra 27% de Serra. Em terceiro lugar aparece Fernando Haddad com 8%, seguido de Gabriel Chalita (PMDB) com 6%. Em pesquisas anteriores, Russomano e Serra apresentavam empate técnico.

Cesar Maia é ondenado O ex-prefeito do Rio de Janeiro Cesar Maia (DEM), candidato a vereador, teve os direitos políticos suspensos por cinco anos. A decisão diz respeito a um processo por improbidade administrativa. Ele terá de pagar multa de R$ 60 mil e ressarcir o município em R$ 260 mil. Maia, já condenado antes, só perderá o direito à candidatura se a sentença for confirmada por um colegiado, em instância superior.