Título: Plano ajuda estado a exportar
Autor: Bancillon , Deco
Fonte: Correio Braziliense, 22/08/2012, Economia, p. 15
Diante do encolhimento do saldo comercial brasileiro, que sofre o impacto da crise econômica global, o governo prepara um pacote de medidas para turbinar as vendas externas de 22 estados com baixa cultura exportadora. A ideia é reforçar a presença dessas unidades da Federação na pauta nacional de exportações, e, com isso, tornar o país menos volátil aos choques de demanda comuns em momentos de crise.
Os detalhes do plano serão anunciados hoje pelo ministro do Desenvolvimento, Fernando Pimentel, em um evento que terá a participação de governadores e empresários, em Brasília. O Distrito Federal não fará parte do projeto, segundo informou o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic). Batizado de Plano Nacional da Cultura Exportadora, as ações terão metas alinhadas com diretrizes de outro programa governamental, o Plano Brasil Maior, de incentivo à produção industrial.
Ao Correio, a secretária de comércio exterior do Mdic, Tatiana Prazeres, disse que o plano tem como objetivo fomentar o desenvolvimento de novas tecnologias pelo setor produtivo, de modo a tornar a indústria nacional mais competitiva e eficiente. %u201CHoje, 14 estados não conseguem, cada um, somar 1% da pauta exportadora brasileira. A ideia é reverter esse quadro%u201D, disse.
O diagnóstico é que esses estados desconhecem ou conhecem pouco os programas governamentais, como linhas de crédito exclusivas, e as parcerias existentes, como o Exporta Fácil, dos Correios, e as missões empresariais encabeçadas pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex). O governo também preparou %u201Cmapas estratégicos%u201D apontando as áreas que precisam de reforço para crescer.