Título: Lula, celebridade do horário eleitoral
Autor: Mello , Alessandra
Fonte: Correio Braziliense, 26/08/2012, Política, p. 3

Do PT ao DEM, o maior cabo eleitoral dessas eleições municipais atende pelo nome de Luiz Inácio Lula da Silva. Nunca antes na história deste país um ex-presidente apareceu tanto no horário eleitoral gratuito exibido no rádio e na televisão. E ainda vai aparecer mais. Lula já gravou para 120 candidatos do PT e de partidos aliados. Esta semana, participa de mais 84 depoimentos de 25 segundos cada para candidatos. O texto já foi enviado pelas assessorias das campanhas para o ex-presidente. Com a voz ainda debilitada após o longo tratamento de um câncer na laringe, as gravações têm sido feitas em ritmo mais lento, apesar da pressa dos candidatos.

Quem não pode contar com o depoimento do ex-presidente se vira com fotos ao lado de Lula. Caso do candidato a prefeito de Recife pelo DEM, deputado federal Mendonça Filho, que, em seu primeiro programa eleitoral, colocou uma foto com o ex-presidente. Apesar da rivalidade histórica entre PT e DEM, o programa de Mendonça também citou o ex-presidente. "Eu governei Pernambuco com Lula presidente", disse o candidato, que foi vice-governador em duas administrações seguidas, a última quando Lula era presidente.

Em São Paulo, onde o PT investe todas as fichas para conquistar a prefeitura, foi uma overdose de Lula. Ele foi citado pelo candidato do PT à prefeitura, Fernando Haddad, quatro vezes, além de aparecer ao seu lado em um depoimento de quase um minuto do total dos 7"40"" que o candidato tem direito no horário eleitoral.

Lula também foi o garoto-propaganda do candidato a prefeito do Rio de Janeiro Eduardo Paes (PMDB), que disputa a reeleição. Paes aparece em duas fotos ao lado do petista, que também dá um depoimento de 37 segundos pedindo votos.

Prestígio A candidata do PR à Prefeitura de Palmas também vai usar o prestígio do ex-presidente para conquistar a simpatia do eleitor. Lula gravou para o programa dela, que ainda não foi exibido. O petista ainda aparece no programa do candidato do PDT à Prefeitura de Maceió, Ronaldo Lessa, que continua em campanha, apesar de ter sido considerado inelegível pela Justiça Eleitoral, por não ter pago uma multa por abuso de poder político imposta em 2006.

Na Bahia, haja referências ao ex-presidente na campanha do candidato a prefeito de Salvador, Nelson Pelegrino (PT), que se apresenta como integrante do "time de Lula". Pelegtino mostra oito fotos dele ao lado do ícone petista, além de um depoimento. "Quem joga no time de Lula?", pergunta o jingle de sua campanha.

O ex-presidente foi citado até no programa eleitoral do candidato do PSB à Prefeitura de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, que disputa a reeleição. Lacerda disse ter trabalhado com Ciro Gomes no governo Lula.

"Quem joga no time de Lula?" Trecho do jingle da campanha de Nelson Pelegrino, candidato do PT à prefeitura de Salvador

120 Número de candidatos do PT e de aliados que já foram beneficiados por gravações de Lula