Título: MPF investiga bingos no DF
Autor: Almeida , Kelly
Fonte: Correio Braziliense, 28/08/2012, Política, p. 4

A Polícia Civil do Distrito Federal encaminhou ontem ao Ministério Público Federal de Goiás (MPF-GO) o inquérito sobre a investigação que aponta que a quadrilha de Carlinhos Cachoeira mantinha ao menos sete bingos eletrônicos em Brasília. As apurações conduzidas pela Delegacia de Combate ao Crime Organizado (Deco) foram reveladas na última sexta-feira, durante a Operação Jackpot, que prendeu temporariamente três suspeitos de integrarem o esquema comandado pelo bicheiro, preso desde fevereiro. Outros dois suspeitos não foram localizados durante a ação e continuam foragidos.

Uma cópia de toda a apuração de seis meses já está com a procuradora da República Léa Batista. A intenção dos delegados da Deco, Henry Peres e Fernando Cocito, é que ela tome conhecimento do esquema desbaratado na semana passada. Em depoimento à CPI do Cachoeira, que investiga a atuação do contraventor, a procuradora afirmou que o grupo criminoso liderado pelo bicheiro tem características de grupos mafiosos e continua atuando mesmo após a prisão dele.

Na última sexta-feira, 120 policiais civis deflagraram a Operação Jackpot e prenderam Raimundo Washington de Sousa Queiroga, Otoni Olímpio Júnior e Bruno Gleidson. Edvaldo Ferreira Lemos e Antônio José Sampaio Naziozeno também tinham as prisões autorizadas pela Justiça, mas não estavam em casa quando os policiais chegaram. Eles ainda não se apresentaram à Deco e são considerados foragidos.

Raimundo, Otoni e Antônio foram presos na Operação Monte Carlo, da Polícia Federal, que também prendeu Carlinhos Cachoeira, em 29 de fevereiro. Eles foram soltos por decisão do desembargador do Tribunal Regional Federal da 1ª Região Tourinho Neto. Ao conseguir liberdade, o grupo teria migrado do Entorno e instalado os bingos eletrônicos no DF. Bruno e Edvaldo são apontados como responsáveis pela transferência e manutenção das máquinas caça-níqueis. Os outros três comandariam a jogatina ilegal. A polícia acredita que, mesmo preso, Cachoeira sabia do esquema dos subordinados.

Durante o monitoramento, a Deco descobriu salas de jogatina em Sobradinho II, em Ceilândia, no Gama, no Jardim Botânico, no Setor de Mansões do Lago Norte e nas asas Sul e Norte. Cada uma rendia cerca de R$ 10 mil por dia, segundo os investigadores. Oitenta máquinas caça-níqueis foram apreendidas.

80 Número de máquinas caça-níqueis apreendidas pela Polícia Civil na última sexta-feira