Título: Marta no palanque de Haddad
Autor: Lyra , Paulo de Tarso
Fonte: Correio Braziliense, 28/08/2012, Política, p. 6

A senadora Marta Suplicy (PT-SP) confirmou ontem, após almoçar com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que vai participar da campanha de Fernando Haddad à prefeitura de São Paulo, rompendo um isolamento que durava desde que foi obrigada a desistir da própria candidatura, em dezembro. Marta cedeu aos apelos de Lula, da presidente Dilma e do PT e anunciou que está preparada para gravar participações no horário eleitoral do candidato petista e, eventualmente, participar de atividades externas de campanha.

Como adiantou o Correio, os argumentos expostos, principalmente por Dilma, para convencer Marta a participar da campanha, mostraram a necessidade de que ela entrasse no jogo enquanto Haddad está em ascensão. Caso a senadora aderisse apenas se o petista tivesse assegurado a participação em um eventual segundo turno, alguns correligionários poderiam considerar a presença dela desnecessária. "O Haddad vai fazer a sua parte e a hora que eu for importante vou entrar (na campanha). E agora é a hora", disse a senadora, após o almoço na sede do Instituto Lula, em São Paulo.

Marta também informou que sugeriu alguns locais para aparecer ao lado de Haddad. Adotou como critério regiões que ela considera sua presença mais produtiva. O PT já afirmara que contava com ela especialmente na periferia, onde a senadora tem uma base política forte e o ex-ministro da Educação é praticamente desconhecido. Ainda durante a fase de pré-campanha, Haddad confundiu Itaim Paulista, localizado na periferia da zona leste paulistana, com Itaim Bibi, bairro rico da zona sul.

A senadora também aproveitou para comemorar a reaproximação com o ex-presidente Lula. Essa parceria já havia sido ensaiada quando a petista telefonou para o ex-presidente parabenizando-o após o diagnóstico de cura do câncer da laringe. No cardápio do almoço de ontem, peixe grelhado com legumes cozidos no vapor, salada, arroz e feijão. "Fazia muito tempo que não conversava longamente com Lula", comemorou.

Ela ainda aproveitou para alfinetar o candidato do PSDB, José Serra. No fim de semana, Serra criticou a gestão de Marta na prefeitura e chamou o bilhete único de transporte público proposto por Haddad de "bilhete mensaleiro". "Acho que é capaz de ir o (Celso) Russomanno (candidato do PRB) e o Haddad (para o segundo turno). Tem candidato caindo e candidato subindo, né?", provocou.