O globo, n. 31293, 11/04/2019. País, p. 6

 

Governo escolhe militar para direção-geral da EBC

Jussara Soares

11/04/2019

 

 

Coronel do Exército, Roni Baksys Pinto assume comando da estatal, que chegou a ser ameaçada de extinção por Bolsonaro

O coronel do Exército Roni Baksys Pinto foi nomeado, ontem, para o comando da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), conglomerado estatal de TV, rádio e agência de notícias. O militar ocupará o cargo de diretor-geral, conforme publicado no Diário Oficial da União (DOU).

A indicação de Baksys para a direção-geral é atribuída ao novo presidente da EBC, Alexandre Henrique Graziani Junior, nomeado no dia 27 de fevereiro pelo ministro da Secretaria de Governo, Carlos Alberto Santos Cruz. Baksys já atuava em um cargo comissionado na EBC pelo menos desde 2015. Ele ocupou a chefia de gabinete da Diretoria de Administração, Finanças e Pessoas da empresa, além de ter sido coordenador-geral de Transporte e gerente executivo na regional sudeste da EBC, no Rio.

O presidente Jair Bolsonaro, que chegou a acenar com a extinção da EBC durante a campanha, aumenta por meio da estatal a participação de militares em seu governo. Além do vice-presidente Hamilton Mourão, seis dos 22 ministros são egressos das Forças Armadas — incluindo Santos Cruz, da Secretaria de Governo. O porta-voz da Presidência, Otávio Rêgo Barros, também tem passado militar.

Mudança na SECOM

O Diário Oficial também trouxe a exoneração de Floriano Barbosa do cargo de Secretário Especial de Comunicação Social (Secom). O novo responsável pela Secom é o empresário Fábio Wajngarten, que, embora não tenha sido nomeado, já dava expediente no Palácio do Planalto. Ex-assessor parlamentar do deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), Barbosa deverá ganhar um cargo na EBC. A empresa já foi o destino de Alexandre Lara, que ocupava a Secretaria de Imprensa da Presidência.

Barbosa comunicou sua saída no fim de março e relatou ter pedido para sair por conta de “ataques” que sofreu pelas redes sociais, sem entrar em detalhes. Assim como o antigo titular da Secom, Wajngarten é próximo a Carlos Bolsonaro, filho do presidente Jair Bolsonaro, e que atua na comunicação do governo.

Outra mudança publicada no DOU foi a nomeação de Sirlei Batista, funcionária de carreira, para exercer o cargo de diretora de jornalismo da EBC. Ela substituiu Estevão Damázio, cuja exoneração foi publicada ontem.