O globo, n. 31290, 08/04/2019. País, p. 7

 

Protestos marcam um ano da prisão de Lula

Katna Baran

Gustavo Schmitt

08/04/2019

 

 

Apoiadores do ex-presidente fazem manifestação em frente à sede da Polícia Federal em Curitiba (PR), onde o petista cumpre pena. Na capital paulista, manifestantes pró e contra o PT trocaram xingamentos e empurrões

Movimentos de apoiadores e adversários do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva promoveram ontem manifestações em São Paulo e Curitiba, data em que o petista completou um ano preso. Na capital paranaense, o ex-candidato à Presidência pelo PT, Fernando Haddad, e outras lideranças políticas participaram de um ato em frente à sede da Polícia Federal, onde ele cumpre pena. Na capital paulista, manifestantes pró-Lula trocaram xingamentos e empurrões com apoiadores do presidente Jair Bolsonaro.

Durante o ato em Curitiba, a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, leu uma carta redigida pelo ex-presidente para os cerca de 3.500 presentes, segundo a Polícia Militar. No documento, Lula criticou sua prisão.

Em seu discurso, Haddad afirmou que o país vive uma instabilidade desde as eleições de 2014 e criticou o presidente Bolsonaro.

—Temos à frente da Presidência alguém que tem o pior desempenho nos primeiros cem dias de governo. O pior presidente da história depois da redemocratização do país — afirmou o petista, citando dados de pesquisa Datafolha.

No início da tarde, integrantes do Movimento Brasil Livre (MBL) organizaram um ato no centro de Curitiba onde criticaram o Supremo Tribunal Federal (STF) por não ter julgado ainda ações que questionam a possibilidade de prisão depois de julgamentos em segunda instância. Eles também gritaram palavras de ordem contra Lula e o PT.

A dentista Roberta Wermuth, que participou do protesto, disse sentir necessidade de estar presente nesse tipo de manifestação porque é um aforma de ajudara construir“um país melhor ”.

— É um direito deles de se manifestarem. Aqui, mesmo dentro do nosso grupo, também temos divergências, mas esse tipo de evento é feito justamente para se ter essa troca.

O evento do MBL foi esvaziado por conta da chuva que caiu na capital paranaense. No auge, cerca de 800 pessoas participavam do ato, segundo a Polícia Militar.

Tensão em São Paulo

Em São Paulo, os grupos pró e contra Lula ocuparam pontos distintos da Avenida Paulista, que tem o trânsito fechado aos domingos. Mesmo assim, houve um princípio de tumulto quando alguns apoiadores de Lula passaram perto de um boneco inflável do ex-presidente.

Um vídeo da rádio CBN mostra que, neste momento, alguns homens agridem uma mulher favorável a Lula e um deles chega a imobilizá-la.

Irritados, os petistas xingaram o presidente e o ministro da Justiça, Sergio Moro, que condenou Lula no caso do tríplex do Guarujá (SP). A polícia foi chamada e separou os mais exaltados. Não houve registro de feridos.

Atos a favor do ex-presidente Lula foram registrados em pelo menos nove cidades do país neste domingo. Ao menos 13 cidades e o DF tiveram atos apoiando a Lava-Jato.

Em nota, o STF informou entender que “manifestações pacíficas como as de hoje (ontem) são naturais em uma democracia consolidada, como a do Brasil”.