Correio braziliense, n. 20362, 19/02/2019. Mundo, p. 12

 

Chile articula novo grupo sul-americano

19/02/2019

 

 

O presidente do Chile, Sebastián Piñera, deu ontem mais um passo rumo à criação de um novo organismo regional em substituição à União de Nações Sul-Americanas, a Unasul, praticamente inativa há três anos. “Nossa proposta é criar uma nova referência na América do Sul (Prosul) para uma coordenação, cooperação e integração melhores, livre de ideologias, aberta a todos e 100% comprometida com a democracia e os direitos humanos”, assinalou Piñera em sua conta oficial no Twitter. “A Unasul está há três anos paralisada e fracassou por excesso de ideologia”, sentenciou o presidente chileno.

A fundação do Prosul ganhou força na semana passada, durante uma reunião sobre integração, que contou com a participação de representantes de todas as nações do subcontinente, exceto a Venezuela. Na ocasião, o chanceler chileno, Roberto Ampuero, lançou formalmente a proposta para preencher a lacuna aberta pela crise instalada na Unasul.

Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Paraguai e Peru suspenderam, no ano passado, sua participação no organismo lançado, em 2011, por iniciativa dos ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Hugo Chávez para fazer frente à influência dos Estados Unidos na região. A medida decorreu de um impasse em torno da sucessão do colombiano Ernesto Samper, que concluiu seu mandato de secretário-geral em janeiro de 2017.

A Venezuela, que vive uma crise econômica e política sem precedentes, se negou a reconhecer a nomeação do argentino José Octavio Bordón como novo secretário-geral, deixando o cargo vago desde então. Isso provocou o afastamento dos cinco países, que se propõem a retornar ao grupo apenas quando o substituto de Samper for eleito.

Em agosto passado, ao anunciar a saída da Colômbia da Unasul, o presidente Iván Duque lançou sua pá de cal sobre a instituição, que nasceu com o propósito de construir uma identidade e cidadania sul-americanas e desenvolver um espaço regional integrado. Duque classificou o organismo, então, de “cúmplice da ditadura da Venezuela”.

Piñera e Duque estão especialmente dedicados à criação do Prosul. Os demais presidentes sul-americanos ainda avaliam sua eventual adesão. Integrada por 12 países da região, a Unasul representa 388 milhões de pessoas e um PIB conjunto de US$ 1,9 trilhão.

Frase

“A Unasul está há três anos paralisada e fracassou por excesso de ideologia”

Sebastián Piñera, presidente do Chile