Título: Fazenda vê PIB abaixo de 3%
Autor:
Fonte: Correio Braziliense, 25/08/2012, Economia, p. 17
O Ministério da Fazenda teve que se explicar ontem por uma trapalhada da Secretaria de Política Econômica. Pouco depois de divulgar uma revisão, de 4,5% para 3%, da expectativa oficial de expansão do Produto Interno Bruto (PIB) deste ano, o Ministério voltou atrás. Exatos 45 minutos após colocar na capa do site do órgão a publicação Economia Brasileira em Perspectiva, comunicou uma errata. "Favor desconsiderar as projeções constantes da página 35 referentes à investimento e PIB. Os números estão sendo revistos", afirmou por meio de nota a Fazenda.
No mesmo momento, ou seja, às 15h45, uma nova versão do relatório de 162 páginas estava sem as tabelas com as estimativas de PIB e de investimentos. A Fazenda não reconheceu oficialmente o erro, mas informou que a tal página não deveria ter sido incluída, pois a projeção do PIB está sendo revista novamente para baixo. Ou seja, será menor do que 3%. A nova estimativa será atualizada com os dados do segundo trimestre de 2012 que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgará no próximo dia 31. O mercado financeiro trabalha, para o ano, com crescimento entre 1,2% e 1,8%.
O estudo retificado pela Fazenda é de responsabilidade do economista Marcio Holland, secretário de Política Econômica. As tabelas que estavam no boletim desconsiderado repetiam os dados do terceiro Relatório de Avaliação Receitas e Despesas Primárias do Ministério do Planejamento. Nele, já havia a projeção de crescimento de apenas 3% para o PIB deste ano. No entanto, a projeção de 3% ainda é mais otimista do que o Banco Central, que calcula que a economia brasileira avançará apenas 2,5% este ano. No relatório, a Fazenda também revisou de 4,4% para 4,7% a estimativa de inflação em 2012, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). A meta é 4,5%.