Valor econômico, v.18 , n.4479, 10/04/2018. Política, p. A6

 

Cármen Lúcia será presidente do Brasil na sexta-feira 

Luísa Martins

Vandson Lima

Marcelo Ribeiro

10/04/2018

 

 

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, assume como presidente da República nesta sexta-feira, em substituição a Michel Temer, que viaja ao Peru para participar da Cúpula das Américas. Ela ficará dois dias como responsável pelo governo federal.

Isso porque os dois políticos da linha sucessória do Palácio do Planalto - o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e o do Senado Federal, Eunício Oliveira (MDB-CE) -, como vão disputar as eleições de 2018, ficariam inelegíveis caso assumissem o cargo, ainda que em caráter temporário.

Para evitar essa situação, Maia, pré-candidato à Presidência, viaja para o Panamá na quinta-feira, enquanto Eunício, que busca a reeleição ao Senado, vai para o Japão. As duas casas do Congresso Nacional justificam tratar-se de compromissos oficiais.

Eunício vai participar de um programa de intercâmbio entre legislativos, promovido pela Câmara de Conselheiros nipônica. A assessoria do presidente do Senado alega que o acerto para a viagem ocorreu há cerca de 40 dias. Eunício estará acompanhado dos senadores Jorge Viana (PT-AC) e Antonio Anastasia (PSDB-MG). O retorno do trio está marcado apenas para o dia 20.

Já Maia embarca quinta-feira para o Panamá, onde participa de reuniões do Parlamento Latino-Americano (Parlatino). Ele volta ao Brasil no sábado.

Enquanto Cármen exerce a presidência do Brasil, assume como presidente do Supremo o atual vice, ministro Dias Toffoli.