Título: Bandeira branca
Autor: Lyra, Paulo de Tarso
Fonte: Correio Braziliense, 27/08/2012, Política, p. 5

A senadora Marta Suplicy (PT-SP) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva almoçam hoje em busca da paz nas eleições municipais. A capital paulistana é apenas uma das várias cidades onde o PT briga internamente, atrapalhando a candidatura dos próprios petistas. Marta deve engajar-se na campanha de Fernando Haddad, mas, até o momento, apenas na gravação de mensagens para a tevê, com o objetivo de apresentar o ex-ministro da Educação aos moradores da periferia. Marta está pouco disposta a participar de carreatas, caminhadas ou comícios.

No Recife, o candidato do PT, Humberto Costa (PE), começa a ficar assustado com o crescimento do candidato Geraldo Júlio (PSB), afilhado do governador Eduardo Campos. Na última pesquisa eleitoral, divulgada na semana passada, Júlio já havia assumido o segundo lugar, ultrapassando o candidato do DEM, Mendonça Filho. O atual prefeito, João da Costa (PT), impedido de disputar a reeleição, não aderiu à campanha. Seus correligionários também não.

Em Curitiba, o PT abdicou do direito de ter candidato próprio — o deputado doutor Rosinha — para apoiar o pedetista Gustavo Fruet, ex-tucano e ex-adversário de Lula, na época da CPI dos Correios. A coligação foi articulada pelos ministros Paulo Bernardo (Comunicações) e Gleisi Hoffmann (Casa Civil), interessados em não perder o controle do partido no estado. (PTL)