Título: Campanha com toque brasileiro
Autor: Luna , Thais de
Fonte: Correio Braziliense, 01/09/2012, Mundo, p. 23

Além de dispor da máquina pública, o Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA) — partido do presidente José Eduardo dos Santos — contou com um trunfo brasileiro para conquistar os eleitores: o marqueteiro do Partido dos Trabalhadores (PT) João Santana. O responsável pelas propagandas do MPLA fez, anteriormente, campanhas para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e para a mandatária Dilma Rousseff.

Foi de Santana a ideia do nome Programa Integrado de Crescimento (PIC), projeto parecido com o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) brasileiro, bem como da campanha de empreendedorismo Meu Negócio, Minha Vida — referência clara ao Minha Casa, Minha Vida, do governo federal. Segundo a emissora BCC Brasil, a contratação do marqueteiro pelo partido angolano teria sido uma indicação de Lula, que visitou Santos em julho de 2011.

Parte da equipe do brasileiro chegou a Angola em fevereiro, a fim de elaborar as campanhas de rádio e tevê, além do material impresso da campanha do MPLA. No total, 120 pessoas trabalharam no projeto, das quais 75 eram do Brasil. Estima-se que o partido tenha gastado entre US$ 60 milhões e US$ 75 milhões para promover a própria imagem, durante os cinco minutos diários de propaganda eleitoral na TV e os 10 minutos no rádio.

Santana também é o autor das campanhas eleitorais do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, candidato à reeleição em 7 de outubro. Ele já trabalhou para políticos de El Salvador, da República Dominicana e do Peru. No Brasil, tem comandado a campanha de Fernando Haddad (PT) à prefeitura de São Paulo e de Patrus Ananias (PT) em Belo Horizonte. (TL)