O globo, n. 31285, 03/04/2019. Rio, p. 11

 

Crivella critica ‘calúnias e pessoas mal-intencionadas’

Arthur Leal

Paulo Cappelli

03/04/2019

 

 

Pelas redes sociais, prefeito afirmou que renovação de contrato foi aprovada pela Procuradoria-Geral do Município e pela Secretaria de Fazenda. Ele também disse que fiscal só o denunciou após ser afastado de cargo comissionado

O prefeito Marcelo Crivella, em pronunciamento no Facebook ontem à noite, disse que o fiscal Fernando Lyra Reis, antes de apresentar a denúncia à Câmara, foi demitido de um cargo comissionado. Ele também assegurou não ter cometido qualquer irregularidade ao renovar o contrato para concessão de mobiliário urbano. “Pessoas mal-intencionadas recorrem a mentiras e calúnias para me atingir, mas não cometemos nenhuma ilegalidade”, afirmou o prefeito.

Crivella observou que a prefeitura seguiu um parecer da Procuradoria-Geral do Município para renovar o contrato, em dezembro de 2018, e uma recomendação da Secretaria de Fazenda. Ele ressaltou ainda que questões relativas ao uso público para fins de publicidade têm sido um problema de administrações anteriores.

— Nós temos aqui funcionários antigos, concursados, advogados que são especialistas da melhor qualidade técnica do Rio de Janeiro. Então, foi com o parecer de nossos procuradores que aceitamos aquilo que recomendava a Fazenda, que era fazer um aditivo ao contrato —justificou.

No vídeo, Crivella questionou a credibilidade de Lyra Reis, autor da denúncia:

— O funcionário trabalha na prefeitura há mais de 20 anos e só agora, que foi exonerado do cargo que exercia por sua chefe, resolveu entrar com esse pedido de impeachment.

Quanto ao fato de que teria deixado de cobrar taxas de publicidade das empresas, Crivella lembrou gestões passadas:

—Na época do Cesar Maia, a Justiça derrubou a intenção dos fiscais (sobre cobrança de taxa). Na época do Eduardo Paes, nunca se cobrou. Imagina se isso é razão para se fazer pedido de impeachment de um prefeito eleito pelo povo.