Título: Recorde de vendas
Autor: Martins, Victor
Fonte: Correio Braziliense, 05/09/2012, Política, p. 13

Recorde de vendas

Impulsionadas pela redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), as vendas de veículos novos tiveram em agosto o melhor mês da história da indústria automobilística no Brasil. Segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), forma vendidas 420,1 mil unidades entre automóveis, comerciais leves, ônibus e caminhões, uma alta de 15,35% em relação a julho e de 28,3% na comparação com agosto de 2011.

O bom desempenho do setor, que superou o recorde anterior de dezembro de 2010, levou os revendedores a prever que as vendas vão fechar 2012 com alta de 8,05%, em vez de queda de 0,4%, como acreditavam até agora. A estimativa é de que sejam faturados 3,7 milhões de carros.

"Foi um recorde fantástico, surpreendente. Quando se desonera o consumo, o efeito é imediato", disse o presidente da Fenabrave, Flavio Meneghetti. Nos oito primeiros meses do ano, foram vendidos 2,5 milhões de unidades, um avanço de 5,5% sobre o mesmo período de 2011. A expectativa de que o desconto do IPI terminaria em 31 de agosto motivou uma corrida às compras que foi decisiva para o resultado do mês. O governo, no entanto, acabou prorrogando o incentivo para fim de outubro, o que deve manter o interesse dos consumidores.

O segmento de caminhões teve desempenho mais fraco. Foram vendidas 11,4 mil unidades, o que significou uma alta de 5,9% sobre julho, mas um recuo de 30,9% em relação a agosto do ano passado. No acumulado do ano, o segmento registra queda de 20,2%, refletindo o crescimento lento da economia.