Título: Chalita não decola e PMDB muda campanha
Autor: Lyra, Paulo de Tarso
Fonte: Correio Braziliense, 04/09/2012, Política, p. 6

Uma reunião do núcleo político do PMDB — incluindo o vice-presidente Michel Temer — com os marqueteiros da legenda traçou algumas estratégias para tirar do marasmo a candidatura de Gabriel Chalita à prefeitura de São Paulo. A um mês das eleições, o deputado federal não consegue subir nas pesquisas de intenção de voto. Duas ações foram definidas: o horário eleitoral vai privilegiar imagens de contato do candidato com o povo, em detrimento das imagens estáticas de estúdio. Também será reforçada a experiência de Chalita como administrador, em vez de apenas citar suas ações como professor.

Segundo Michel Temer, a avaliação dos marqueteiros e dele próprio é que o programa de Chalita está muito frio. "Nos contatos dele com o povo, o magnetismo é explícito. Mas ele estava muito preso em imagens de estúdio, sem contato com as pessoas", disse Temer ao Correio. Ampliar as habilidades do deputado é outro desafio. "Os programas começavam com um currículo do Chalita como professor. Queremos mostrar que ele tem capacidade administrativa suficiente para governar uma cidade como São Paulo", completou o vice-presidente.

Articuladores do PMDB reconhecem as dificuldades que Chalita tem enfrentado na disputa eleitoral. O deputado federal foi lançado na disputa em busca de uma brecha entre os eleitores paulistanos descontentes com a eterna polarização entre PT e PSDB na maior cidade do país. Chalita apostava que conseguiria votos dos cidadãos que não aprovam um governo petista e que estão cansados da figura pública de José Serra.

Os peemedebistas não contavam, no entanto, que esse vácuo seria preenchido pelo candidato do PRB, Celso Russomanno, a grande surpresa da disputa municipal paulistana, liderando as pesquisas com 31% das intenções de voto. Os caciques do partido apontam o bom desempenho do ex-deputado aos dois anos que ele este à frente de um programa de televisão voltado aos direitos do consumidor. Além disso, Russomanno soube aproveitar o talento de comunicador para uma massiva campanha de rádio, na qual enaltece os próprios méritos.

Ontem, Chalita apresentou suas propostas para habitação. Russomanno reclamou de um vídeo divulgado na internet no qual tocava os seios de uma dançarina em um baile de carnaval, quando era repórter em início de carreira. E José Serra prometeu que, se eleito, cumprirá "o mandato inteiro". Haddad, por sua vez, recebeu a promessa de que Marta Suplicy participará de um comício feminista, dia 13. Será o primeiro palanque do petista com a presença da senadora.

PSB vira o jogo em Recife Apoiado pelo governador de Pernambuco, Eduardo Campos, o candidato do PSB à prefeitura de Recife, Geraldo Júlio, alcançou a dianteira da disputa, de acordo com pesquisa Ibope divulgada ontem. O socialista lidera agora a corrida pela prefeitura da capital pernambucana com 33% das intenções de voto, contra 25% do segundo colocado, o petista Humberto Costa. O resultado representa um avanço de 17 pontos percentuais de Júlio que, na sondagem anterior aparecia com 16% dos votos. Costa caiu 7 pontos, no mesmo período. A foi feita com 805 pessoas, ouvidas entre 31 de agosto e 1º de setembro. A margem de erro é de 3 pontos percentuais.