Título: Agropecuários voltam
Autor: Dinardo, Ana Carolina; Mainent, Mariana
Fonte: Correio Braziliense, 04/09/2012, Economia, p. 11
Os responsáveis pela fiscalização de produtos agrícolas e de origem animal decidiram encerrar ontem a greve iniciada em 6 de agosto. O Sindicato Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários (ANFFA Sindical) aceitou o reajuste salarial de 15,8%, parcelado em três anos, proposto pelo governo. Com o acordo, a remuneração dos fiscais passará a ser feita na modalidade de subsídio e, com isso, haverá uma reestruturação da carreira com avaliações que considerem o desempenho individual do fiscal.
Para o presidente da ANFFA Sindical, Wilson Roberto de Sá, o termo assinado ainda não atende todas as pretensões da carreira, mas é o primeiro passo para negociações de outros quesitos no futuro. "No quesito salarial, não conseguimos o que gostaríamos, mas o que conseguimos vai ajudar a fazer mudanças dentro da carreira. Não consideramos que haja vencedores ou perdedores neste processo, mas consideramos, sim, que houve avanços dentro dos mecanismos que o governo tinha para atender uma grande massa de servidores."
Os fiscais agropecuários são responsáveis pela fiscalização da segurança sanitária de plantações e rebanhos e pelas inspeção e certificação de produtos nacionais e importados de origem animal e vegetal consumidos no Brasil, além de análise dos bens exportados para outros países. Durante a paralisação, todas as atividades de inspeção ficaram suspensas por alguns dias até que em 10 de agosto, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinou que, em áreas essenciais como a de defesa vegetal e a de inspeção de produtos de origem animal, as atividades de fiscalização fossem totalmente retomadas.