O globo, n. 31342, 30/05/2019. País, p. 5

 

A pé para homenagear o ‘dono do banco da praça’

Jussara Soares

Eduardo Brescini

30/05/2019

 

 

De surpresa, Bolsonaro deixa Palácio do Planalto e caminha até à Câmara dos Deputados para participar de sessão solene com a participação do humorista Carlos Alberto de Nóbrega; Rodrigo Maia quase perde a festa

De surpresa, o presidente Jair Bolsonaro deixou o Palácio do Planalto a pé, na manhã de ontem, para ir à Câmara dos Deputados. Acompanhado de seguranças, ele foi ao plenário para participar de uma sessão solene em homenagem ao humorista Carlos Alberto de Nóbrega, que completou 60 anos de carreira.

O compromisso não estava na agenda do presidente. O Palácio do Planalto havia divulgado que, entre 8h e 10h, ele estaria em café da manhã em seu gabinete com deputados do partido Novo.

No plenário, Bolsonaro sentou-se à Mesa diretora da Casa, ao lado do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do deputado federal Alexandre Frota (PSL-SP).

Maia confirmou que somente foi avisado da presença de Bolsonaro na sessão solene pela manhã. No plenário, o deputado contou que tinha cinco reuniões marcadas na residência oficial, mas teve de abandoná-las para ir ao encontro do presidente.

—Tive que vestir o terno correndo —disse Maia.

O Planalto só avisou a imprensa da presença do presidente na Câmara depois que Bolsonaro já estava no plenário. O ministro da Casa Civil minimizou a falta de previsão da ida do presidente à sessão solene.

—Ah, gente, ele resolveu fazer uma surpresa. Veio a pé, nem gasolina gastou — disse Onyx.

Em discurso em homenagem ao apresentador do programa “A Praça é Nossa”, do SBT, Bolsonaro disse que o humorista “atinge positivamente” os brasileiros.

—Sem humor, sem alegria, não se tem razão de viver — afirmou Bolsonaro, no discurso em homenagem ao humorista, que, no dia anterior, havia feito uma visita ao presidente no Planalto.

Bolsonaro deixou o palácio por volta das 9h30m, a pé, acompanhado dos ministros Onyx Lorenzoni, da Casa Civil, e Augusto Heleno, do Gabinete de Segurança Institucional. A decisão da ida ao plenário foi tomada de última hora, durante o café da manhã com a bancada do Novo. Na volta ao gabinete, o presidente conversou com alunos do 5º ano da escola municipal Céu Azul, da cidade de Valparaíso (GO), no entorno de Brasília.