Título: Mais perto da verba do PAC
Autor: Sakkis, Ariadne
Fonte: Correio Braziliense, 04/09/2012, Cidades, p. 22

GDF está na reta final para receber R$ 1,8 bilhão do Programa de Aceleração do Crescimento. Recursos serão aplicados em projetos que vão melhorar o trânsito e o sistema de transporte do DF. Com a contrapartida do Executivo, investimento somará R$ 2,2 bilhões.

O Distrito Federal está mais próximo de garantir os recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Mobilidade Grandes Cidades. Na última sexta-feira, a Casa Civil do DF entregou ao Ministério das Cidades as cartas-consulta com o detalhamento da execução dos três projetos de infraestrutura de transporte público selecionados pelo governo para receber financiamento federal. Se tudo correr bem, estarão garantidos pelo menos R$ 1,8 bilhão — do Orçamento Geral da União e da Caixa Econômica Federal — para investir na construção do Expresso DF, Expresso Oeste e em melhorias no Metrô-DF. Com a contrapartida do governo local, o DF deve aplicar pelo menos R$ 2,2 bilhões na mobilidade urbana.

O secretário da Casa Civil, Swedenberger Barbosa, explica que a apresentação dos documentos sinaliza que o GDF está pronto para receber os recursos. "Estamos em condições de cumprir as contrapartidas e obter o financiamento adequado. O próximo passo é aguardar o pronunciamento do Ministério das Cidades e da Caixa Federal. Assinamos os contratos e recebemos os recursos", diz Barbosa. Não há um prazo determinado para que o Tesouro Nacional, responsável pela liberação da verba, se posicione. Depois de firmado o acordo de financiamento, o GDF tem 18 meses para apresentar e aprovar os projetos básico e executivo.

Expresso DF A prioridade da Casa Civil, gestora do PAC na capital, é garantir a verba necessária para o Expresso DF, que fará a ligação entre Gama e Santa Maria ao Plano Piloto, por meio de um corredor exclusivo para ônibus, ou Bus Rapid Transit Sul (BRT Sul). Até o momento, a construção dos 35 km de via é custeada integralmente pelo GDF. "É nossa prioridade, pois as obras já estão em andamento desde novembro do ano passado. Os outros dois projetos ainda têm um caminho mais longo a ser percorrido", esclarece Barbosa. A previsão de investimento é de R$ 785,3 milhões no projeto. Uma vez concluído, o Expresso DF deve beneficiar 270 mil pessoas. O governo pretende inaugurar a via até a Copa do Mundo, em 2014.

O segundo projeto provocará alterações no caminho entre Ceilândia e o Plano Piloto. O Sistema de Transporte de Passageiros Eixo Oeste custará mais de R$ 725 milhões. Por ele, corredores exclusivos de ônibus, estações de integração e ciclovias serão implantadas ao longo das principais avenidas de Ceilândia até chegar ao Setor de Indústrias e ao Setor Policial Sul. A concepção original prevê inclusive a construção de um túnel abaixo da Avenida Central de Taguatinga, para eliminar os gargalos frequentes na região.

Por fim, o PAC da Mobilidade deve alavancar o crescimento e a modernização do transporte metroviário do DF. A expectativa é que os quase R$ 700 milhões destinados ao Metrô-DF sejam usados para ampliar o sistema em 7km — sendo 1km subterrâneo —, e construir pelo menos cinco estações, sendo duas em Samambaia, duas em Ceilândia e uma na Asa Norte.

Previsão

Projetos incluídos no PAC da Mobilidade Grandes Cidades no DF:

» Expresso DF: corredor exclusivo para o transporte coletivo, com 35km de extensão, que vai ligar o Eixo Sul do DF (Gama, Santa Maria e Park Way) ao Plano Piloto. Além disso, o PAC deve garantir os recursos para a construção do Terminal de Integração do Park Way, onde haverá baldeação para passageiros do Eixo Sudoeste (Guará, Riacho Fundo e Núcleo Bandeirante), do Eixo Leste (Lago Sul, Lago Norte, Paranoá e Aeroporto) e do Eixo Sul. O custo é de R$ 785.330.858.

» Sistema de Transporte de Passageiros Eixo Oeste: a ligação entre Ceilândia e o Plano Piloto deve receber corredores exclusivos para ônibus, passarelas para pedestres, ciclovias, alargamento de pistas, além da construção de um túnel sob a Avenida Central de Taguatinga. O investimento previsto é de R$ 725.675.884.

» Expansão e Melhoria no Metrô-DF: Samambaia, Ceilândia e Asa Norte receberão mais 7km, com pelo menos cinco novas estações. Os equipamentos de controle serão atualizados, as estações devem receber adequação de acessibilidade e há previsão da construção de estacionamentos subterrâneos, sendo um deles na Asa Norte. As obras e novas aquisições custarão R$ 699.993.258.