Título: Aécio cita mensalão para rebater Lula
Autor:
Fonte: Correio Braziliense, 02/09/2012, Política, p. 6

Belo Horizonte — No dia seguinte à participação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no comício do candidato Patrus Ananias (PT), o principal padrinho político do prefeito Marcio Lacerda (PSB), senador Aécio Neves (PSDB), usou o mensalão para rebater os ataques. Para o tucano, os petistas se apropriam de dinheiro público como se fosse do partido, fazendo referência à posição predominante do Supremo Tribunal Federal (STF) no julgamento da Ação Penal nº 470. "O PT se apropria das empresas públicas, como fez agora, e foi comprovado pelo Supremo, em relação ao Banco do Brasil. Uma vergonha, uma instituição secular, símbolo do Brasil, atender a interesses do partido", criticou Aécio. E acrescentou que o PT tem um problema grave: "Muita dificuldade em separar o que é público do que é privado".

A declaração foi feita durante carreata pela Avenida do Contorno, como contraponto ao comício de Lula, na noite anterior. O senador comentou, também, o fim do acordo entre PT, PSB e PSDB m torno da candidatura de Lacerda. "Se tem alguém que tem que justificar e explicar o rompimento da aliança, obviamente, não somos nós. Estamos onde sempre estivemos, ao lado do Marcio", disse ele. No comício de sexta-feira, Lula culpou o PSB pelo rompimento da aliança e disse que os socialistas não estariam no comando da prefeitura se não fosse o PT.

Marcio Lacerda disse que pretende seguir o mesmo conselho que Lula deu à Patrus, de não entrar em polêmica na campanha eleitoral. A carreata contou com muitos fogos de artifício e centenas de balões amarelos e vermelhos.

Plágio eleitoral

Ontem, o candidato do PT, Patrus Ananias, acusou Marcio Lacerda de copiar suas propostas de governo. "O duro é que tudo que gente fala e propõe o nosso adversário vai atrás e fala também. Sinal de que ele também acha nossas propostas boas", ironizou. Assim como o petista, Lacerda prometeu abrir os postos de saúde da capital mineira nos fins de semana. Ao lado da ministra da Secretaria Especial de Política para as Mulheres, Eleonora Menicucci, Patrus Ananias prometeu criar uma secretaria municipal para mulheres e outra voltada à população negra, nos moldes dos órgãos do governo federal.

A ministra prometeu apoiar a criação das pastas. Segundo ela, uma estrutura com status de secretaria, com recursos financeiros e humanos, faz falta nos municípios, que é "onde as coisas acontecem e onde as pessoas vivem". Eleonora Menicucci disse que já conseguiu convencer o candidato do PT à prefeitura de Campinas (SP), Márcio Pochmann, a transformar a proposta de criação de uma coordenadoria de políticas para mulheres em uma secretaria específica. A ministra é mineira de Lavras, mas viveu muito tempo na capital mineira, onde militou contra a ditadura ao lado da presidente Dilma Rousseff, que nasceu em Belo Horizonte.

Patrus aproveitou o encontro para pedir empenho dos militantes para tentar virar a disputa, liderada, segundo as pesquisas eleitorais, pelo candidato Marcio Lacerda, que concorre à reeleição. O candidato garantiu estar animado e prometeu seguir dois conselhos dados pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva: não rebater os ataques do adversário e "colocar o pé no acelerador". O ex-presidente fez em BH, anteontem, seu primeiro comício nas campanhas municipais deste ano.