O globo, n. 31337, 25/05/2019. Economia, p. 23

 

Decisão da ANAC abre caminho para fim da Avianca

Geralda Doca

Leo Branco

Renato Andrade

25/05/2019

 

 

Suspensão de voos abre caminho para o fim da Avianca

Agência suspende voos da companhia em ação preventiva por questão de segurança. Sem operar, autorizações de pouso e decolagem podem ser transferidas para outras companhias aéreas. Analistas preveem preço maior do bilhete

Ao suspender ontem, temporariamente, as operações da Avianca por questões de segurança, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) abriu caminho para o fim da empresa, avaliam integrantes do governo e analistas. Sobrecarga de trabalho dos pilotos foi um dos motivos.

AAgência Nacional de Aviação Civil (Anac) decidiu suspender temporariamente as operações da Avianca. A medida, na avaliação de integrantes do governo e de analistas, abre caminho para o fim da empresa, que está em recuperação judicial desde dezembro. Quarta maior companhia aérea brasileira, a Avianca deve perder seus slots (autorizações de pouso e decolagem nos aeroportos). Sem poder operar, dificilmente conseguirá cumprir o requisito de regularidade dos voos, especialmente na ponte aérea Rio-São Paulo, a rota mais rentável do mercado doméstico. Atendênciaé que osslotssejamre distribuídos para concorrentes. As mais beneficiadas seriam Gole Latam. Segundo a agência, os voos foram suspensos numa ação preventiva, por questão de segurança. Na semana passada, funcionários da companhia haviam feito uma paralisação para protestar contra o atraso no pagamento de salários e benefícios. O movimento seria retomado ontem. Segundo um técnico da Anac, havia preocupação, porém, coma sobrecarga de trabalho e o estado psicológico dos profissionais, sobretudo dos pilotos. Embora o governo e alguns analistas do setor aéreo avaliem que a suspensão de voos marca o fim das operações da empresa dos irmãos José e Germán Efromovich, executivos envolvidos no processo de recuperação da companhia receberam a decisão como um sinal de alívio. Eles avaliam que o agravamento da crise financeira vinha causando danos dei magemà empresa, que

se via obrigada a manter operações a um cus toem combustívelna faixa de R $400 mil por dia para não perder os slots mesmo com aviões vazios ou com poucos assentos ocupados. A avaliação, neste caso, é que será possível leiloar o sativosda empresa mesmo com os aviões em solo. A próxima reunião para discutir o certame está marcada na Justiça para o dia 10 de junho.

Atendimento ao passageiro

Nos últimos meses, a Avianca vinha operando com recursos emprestados de concorrentes, que têm interesse em comprar parte dos ativos da empresa. Em março, a Azul antecipou US $13 milhões. No mês seguinte, Gole Latam entraram coma mesma quantia, cada. Desde o início da crise, a A vi anca já tinha reduzido sua malha aérea para 39 voos diários a partir de quatro aeroportos: Guarulhos, Brasília, Santos Dumont e Congonhas. Além disso, o representante da companhia no Centro de Gerenciamento de Navegação Aérea (CGNEA), órgão ligado à Aeronáutica, não teria aparecido para trabalhar ontem. Apenas teria mandado um e-mail com o número de voos cancelados. Em nota, a Avianca afirma que a decisão de suspender temporariamente os voos foi da própria empresa. A companhia afirma estar focada em dar continuidade ao plano de recuperação e diz que “continuará cumprindo a Resolução 400 da Anac (que trata das obrigações no transporte aéreo) para atender aos passageiros que tiveram voos cancelados e reforça que atua na busca de soluções para restabelecer sua operação”.

Paranã o prejudicara oferta de voos na ponte aérea, a Anac já avalia fazer uma distribuição emergencial dos slots da Avianca de forma igualitária entre as empresas que operam nos aeroportos (Azul, Latam e Gol). Latam e Gol têm a maior parte deles e portanto, seriam as mais beneficiadas. Contudo, para tomara iniciativa, a Anac conta com três possibilidades: a própria Avianca devolver os slots, chance considerada remota; o juiz responsável pela recuperação judicial decretara falência; ou ficar claro o descumprimento do requisito de regularidade de voos —o que tende a ocorrer nas próximas semanas. A redistribuição de slots é feita acada início de temporada, de acordo como cumprimento de critérios de regularidade e pontualidade de voos por parte das empresas. A próxima rodada será em outubro. A Anac pretende entregar a metade dos slots retomados para uma nova entrante, se houver. Os técnicos explicam que a empresa ainda poderia reverter a suspensão dos voos, mas isso teria que ocorrer rapidamente, dentro de 24 horas. Por enquanto, não há indícios de que ela conseguirá dinheiro para pagar os salários. Ainda de acordo com técnicos, a decisão de suspender as operações foi acertada com a aérea, que teria “achado melhor”, diante do quadro atual.

Impacto nas tarifas

Desde o início da crise, o passageiro tem sido afetado por cancelamentos de voos e aumento nos preços dos bilhetes. Em algumas das rotas mais procuradas, o valor do bilhete subiu mais de 100% na comparação com abril do ano passado. Para Thiago Nykiel, sócio da Infraway, consultoria de aviação, os preços devem continuar em alta coma suspensão devo os. — Dado que as companhias não têm condição de oferecer, acurto prazo, mais assentos para compensar essa perda de participação da Avianca, vão querer aumentar o preço — afirmou o analista, que ainda vê chance de continuidade das operações da empresa. Para André Castellini, sócio dacon sul tori aB a in& Com pany,a sta rifas deverão se ac omo daràmed ida que a concorrência começara ocupar oses paçosd eixados pelosvooscanc elados, ma sele afirma que a Avianca praticava preços que se mostraram insustentáveis: —Já estava claro para quem opera na indústria que a empresa ia deixar de existir.