Título: Caixa barateia cartão
Autor: Martins, Victor
Fonte: Correio Braziliense, 07/09/2012, Economia, p. 9

Clientes da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil que usam o crédito rotativo ou parcelado do cartão vão ser beneficiados já este mês com nova redução dos juros. Os dois bancos anunciaram ontem queda significativa das taxas, o que vai ajudar os clientes que não conseguem pagar o valor total da fatura na data do vencimento. Segundo a Caixa, a redução chega a 52% na taxa anual do crédito rotativo e a 36,87% no parcelamento da fatura. No BB a queda foi da ordem de 30%.

Na Caixa, a taxa cobrada no cartão nacional, por exemplo, que era de 9,47% ao mês (200,67% ao ano) caiu para 5,65% ao mês, ou 95,17% ao ano. Os clientes que possuem o cartão Gold, terão o encargo reduzido de 7,7% ao mês (146,58% ao ano) para 4,65% (73,84% na variação anual).

Segundo a instituição, as alterações no crédito rotativo beneficiarão todos os clientes e as tabelas serão mantidas baixas até dezembro. As novas taxas para parcelamento estarão disponíveis para as compras realizadas em setembro, a serem lançadas nas faturas a partir de outubro. O prazo é de até 36 meses.

Consumo No Banco do Brasil os juros mais baixos cobrados no parcelamento já valem para as contas com vencimento a partir de 17 de setembro. As taxas caíram do intervalo de 2,88% a 5,70% para a faixa de 1,94% a 3,94% ao mês. Segundo o BB, a nova redução faz parte da estratégia do programa BomPraTodos, que tem, entre outros objetivos, o de incentivar o uso consciente dos cartões de crédito como instrumento auxiliar no consumo das famílias.