Valor econômico, v.19, n.4629, 13/11/2018. Brasil, p. A4

 

IBGE vai ao Legislativo em busca de contratações 

Bruno Villas Bôas 

13/11/2018

 

 

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) vai intensificar nesta semana contato com parlamentares em busca de emendas para a contratação de 1.800 funcionários.

Em nota divulgada ontem sobre a escassez de pessoal, o órgão usou termos como "crise", "ameaça" e "situação-limite" sobre o quadro de pessoal e apelou para o apoio de instituições públicas e privadas para ter suas emendas aprovadas.

De acordo com o IBGE, 2.400 servidores deixaram o órgão entre 2008 a 2018, o correspondente a uma "severa" perda de um terço do quadro total.

Essa perda poderá se agravar a partir do ano que vem, já que um terço do quadro funcional do órgão estaria apto a requerer a aposentadoria.

Isso, na avaliação do instituto, seria uma "ameaça" a todo o plano de trabalho do órgão, incluindo a elaboração e execução do Censo de 2020.

De acordo com o presidente do instituto, Roberto Olinto Ramos, "se parte das aposentadorias se realizar, não é improvável que cheguemos a meados de 2019 com bem menos de 4 mil funcionários".

"O IBGE solicita o apoio das instituições públicas e privadas, de pesquisadores, associações e da sociedade em geral para que as emendas sejam acolhidas e aprovadas", declarou o diretor de Pesquisas do órgão, Claudio Crespo.

A redução do quadro de pessoal do IBGE afeta a rede de agências do instituto, responsável por coletar informações nos domicílios, nas empresas e nos produtores rurais, por exemplo.

De um total de 583 agências, 232 operam atualmente com apenas dois servidores. Outras 61 agências contam com apenas um servidor em atividade e estão ameaçadas de fechamento já nos próximos meses.

O diretor-executivo do IBGE, Fernando Abrantes, avaliou na nota que o fechamento de agências eleva custos de deslocamento e atrasos nos cronogramas de coleta, além de dificultar ampliação territorial de pesquisas, como o IPCA.

Nos últimos quatro anos, 16 agências foram fechadas, pois funcionários responsáveis se aposentaram e não houve como substituí-los.

O texto do IBGE afirma que a realização do Censo Demográfico 2020 "está ameaçada" por causa das aposentadorias do órgão sem reposição do quadro de pessoal.

A direção do órgão vem, desde 2017, buscando a recomposição do quadro, mas, até o momento, "não foram concedidas autorizações para os pleitos apresentados".