Título: Barbosa, herói das redes sociais
Autor: Mader, Helena
Fonte: Correio Braziliense, 08/09/2012, Política, p. 5

A imagem de um homem com uma grande capa preta sobre as costas imediatamente remete à figura de um super-heroi. A foto do ministro Joaquim Barbosa, relator do mensalão, andando pelo plenário do Supremo Tribunal Federal com uma longa e esvoaçante toga virou sucesso na internet, associada a frases que comparam o magistrado com personagens como Batman ou Super-Homem. Depois de condenar nove réus do mensalão, em votos considerados duros, Barbosa virou herói na internet. Apesar da grande notoriedade gerada pelo julgamento, o ministro já declarou que não se empolga com a fama e garantiu não ter nenhuma pretensão política.

Nas redes sociais, montagens de fotos do relator da Ação Penal 470 em que o ministro aparece com a faixa presidencial são compartilhadas e circulam a uma velocidade que cresce de forma exponencial. No Twitter e no Facebook, internautas pedem apoio para uma campanha em prol da candidatura de Barbosa ao Palácio do Planalto. Em outras imagens, a toga de Joaquim Barbosa é comparada à capa usada por personagens heroicos dos quadrinhos.

"Superman é para os fracos. Meu herói é negão e usa toga preta", diz o texto sob uma foto do relator do mensalão, já compartilhada por milhares de usuários do Facebook. Outra imagem que corre entre adeptos da rede social vem associada a um texto que revela as origens humildes do ministro. "Ex-faxineiro, ele limpava banheiros. Filho de pedreiro, foi arrimo de família", diz a mensagem disseminada pela rede.

Cotas Alguns opositores do sistema de cotas para negros em universidades usam o exemplo do ministro Joaquim Barbosa para combater esse método de seleção. "Ele chegou aonde chegou sem precisar das cotas", resume um internauta. Um grupo de usuários do Twitter está empenhado em disseminar uma imagem do ministro Joaquim Barbosa com uma faixa presidencial. "Eu queria esse cara como nosso presidente. Se você também votaria nele, compartilhe", afirma o texto. "Pelo fim da corrupção, vamos eleger o ministro Joaquim Barbosa presidente do Brasil", acrescenta a mensagem repassada na rede social.

Uma internauta de Brasília declarou no Twitter seu orgulho por causa da atuação de Joaquim Barbosa. "Vou contar com orgulho aos meus netos que tivemos um ministro negro que fez a diferença. Serei eternamente grata ao ministro Joaquim Barbosa", afirmou a usuária da rede social. Outro participante do site afirmou que o relator do mensalão "está dando uma lição de moralidade, competência e amor ao Brasil."