Valor econômico, v.19 , n.4635 , 2018. Brasil, p. A2

 

Alcântara pode ter uso comercial, diz militar

Isadora Peron e Luisa Martin

23/11/2018

 

 

O futuro ministro da Defesa, general Fernando Azevedo e Silva, disse ser favorável ao uso comercial do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no litoral do Maranhão. Para ele, a base poderia ser alugada para diferentes países e empresas colocarem seus satélites em órbita.

"Aquilo lá pode ser autossustentável. Pode ser bom para gente e bom para quem requisitar aquilo. A ideia é mais ou menos essa", disse o general.

Azevedo e Silva, no entanto, afirmou que ainda precisa se aprofundar sobre o tema, já que não era da sua alçada - o militar é general do Exército e a base é gerida pela Aeronáutica.

O centro é considerado uma das melhores zonas de lançamento do mundo. A proximidade com a linha do Equador possibilita economizar combustível.

Nos governos petistas, sempre houve resistência ao uso comercial de Alcântara, mas o atual presidente, Michel Temer, retomou as negociações para um acordo com os Estados Unidos.

Azevedo e Silva, que recentemente havia começado a trabalhar no Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou que ele e o presidente do tribunal, ministro Dias Toffoli, já estão estudando o nome de um novo general para ocupar o seu lugar no gabinete da presidência da corte e fazer a ponte com as Forças Armadas.

Ele disse ainda que permanece como assessor no Supremo até o fim deste mês e que, depois, vai começar a discutir a transição com o atual ministro da Defesa, Joaquim Silva e Luna.

De acordo com o futuro ministro, diferentemente de outras pastas, as Forças Armadas "são muito organizadas" e têm um plano de atuação bem definido, mas que a implementação deles depende de Orçamento.

"A prioridade é tentar manter vivos os projetos, cada Força tem o seu portfólio", afirmou.