Título: Festa marcada por show e manifestação
Autor: Temóteo, Antonio; Oliveira, Sheila
Fonte: Correio Braziliense, 08/09/2012, Cidades, p. 21

O tradicional desfile que comemora a Independência do Brasil levou 35 mil pessoas à Esplanada, segundo cálculos da Polícia Militar. Em meio ao espetáculo exibido por civis e militares, duas ativistas contra a exploração sexual chamaram a atenção

As 35 mil pessoas que compareceram à Esplanada dos Ministérios para assistir ao desfile de 7 de Setembro, ontem, vibraram com os desenhos feitos no céu de Brasília pela Esquadrilha da Fumaça, momento mais esperado da festa cívica. Mas, este ano, não foram só os caças que chamaram atenção. Durante a apresentação, duas jovens seminuas invadirem o desfile. Com os seios à mostra, elas protestavam contra a exploração sexual no mundo. Sara Winter, 20 anos, e a colega identificada como Júlia 25, foram contidas em menos de um minuto pela segurança do evento e levadas para a delegacia.

As duas deitaram no chão e foram carregadas por pelo menos quatro policiais militares cada uma e encaminhadas para a Delegacia de Repressão a Pequenas Infrações (DRPI). Chegaram ao local às 11h e, após 40 minutos, acabaram liberadas sob a condição de assinar um termo circunstanciado. Sara e Julia terão de se apresentar a um juiz em uma data ainda não estabelecida. Não foi o único protesto do dia. A Esplanada foi palco de manifestações de policiais federais em greve e da Marcha da Corrupção (leia mais nas páginas 2 e 3).

As comemorações da Independência do Brasil começaram pontualmente às 9h, após a presidente da República, Dilma Rousseff, desfilar em carro aberto e autorizar o início da passeata militar. Ela ficou no palanque ao lado do governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz (PT) e demais autoridades. Medalhista de ouro nas Olimpíadas de Londres e sargento da Marinha, a judoca Sarah Menezes abriu a parada, logo após a passagem de três aeronaves da Esquadrilha da Fumaça. Ela carregava o fogo simbólico dos Jogos Olímpicos de 2016, que será sediado no Rio de Janeiro.

Depois, os 2,9 mil militares do Exército, Marinha e Aeronáutica iniciaram a tradicional marcha. A apresentação de 47 homens sobre uma motocicleta em movimento, acrobacia conhecida como pirâmide humana, arrancou aplausos da multidão. As cinco regiões do Brasil estavam representadas por alunos de escolas públicas do DF. Vestidos a caráter, eles mostraram a rica diversidade do país com danças e figurinos especiais. Os estudantes faziam parte dos 900 civis convidados para o desfile. Em meio a toda pompa e circunstância que envolve celebrações militares, uma turma de artistas quebrou o protocolo e alegrou o Eixo Monumental. Foi a primeira vez que o governo federal abriu espaço para um cortejo artístico. Como de costume, a esquadrilha deu um show à parte no céu azul de Brasília — foram 25 minutos de acrobacias.

Fumaça e aplausos

Pessoas de todas as idades participaram da festa cívica. Com bandeirinhas do Brasil em mãos, elas lotaram as arquibancadas. Para acompanhar o espetáculo, teve gente que subiu em árvore. Um grupo de quatro amigos chamava a atenção de quem percorria o gramado durante a apresentação áerea. Com máquina de fotografar profissional em punho, eles não perdiam nenhum momento. "A gente só veio com o objetivo de fotografar os aviões do desfile. Somos apaixonados por fotografia e aeronaves", contou o estudante Ricardo Santos, 15 anos. A festa terminou, na Torre de TV, em grande estilo, com os shows de Roberta Sá e Mariza, considerada um dos principais nomes da música portuguesa. Após a apresentação das cantoras, houve uma queima de fogos.

O evento na Esplanada não registrou ocorrências graves. Devido ao calor de 24ºC e umidade relativa do ar em 30%, o Corpo de Bombeiros realizou 23 atendimentos. Nove espectadores desmaiaram em função da secura. Quem aproveitou foram os ambulantes, que vendiam de água a chapéu na Esplanada. Duas crianças sumiram durante o desfile, mas foram encontradas. Durante a parada, um homem foi preso detido acusado de assediar sexualmente uma jornalista em plena Esplanada. O suspeito, de 37 anos, não apresentava sinais de embriaguez. Foi indiciado pela 5ª DP por crime de importunação ofensiva ao pudor. Após assinar um termo circunstanciado, acabou liberado.

Direitos As jovens presas durante o desfile são ativistas do Femen Brasil, movimento criado na Ucrânia em 2008. Elas se notabilizaram por protestar, sempre com os seios à mostra, contra a exploração sexual de adultos e crianças e lutar pelos direitos das mulheres. As duas manifestantes de ontem, uma delas de São Paulo, exibiraram faixas com os dizeres: "De mulher para mulher, emancipem-se".

Eu fui...

"Esse é o segundo ano que assisto ao desfile com a minha família e achei muito mais organizado que o do ano passado. As arquibancadas não estavam lotadas porque o Exército controlou o número de espectadores dentro de cada área. O único problema foi aguentar o sol forte e umidade baixa. Não teve como sair de casa sem guarda-sol e garrafa d"água. O momento mais emocionante foi a Esquadrilha da Fumaça. As crianças vibraram ao ver os aviões fazendo manobras no céu."

Givanildo de Andrade, 49 anos, mestre de obras