O globo, n. 31326, 14/05/2019. País, p. 6

 

Em São Paulo, Temer deixa PF e vai para batalhão da PM

André de Souza

Bernardo Mello

14/05/2019

 

 

Habeas Corpus que pede soltura do ex-presidente deve ser analisado hoje

O ex-presidente Michel Temer foi transferido da Superintendência da Polícia Federal em São Paulo para um batalhão da Polícia Militar paulista, o Comando do Choque. A medida foi autorizada pela juíza da 7ª Vara Federal Criminal do Rio, Caroline Figueiredo, na tarde de ontem, e atende a um pedido da defesa para que o emedebista permaneça em ambiente separado de outros presos, em sala de Estado-maior, com instalações e comodidades previstas por lei.

O ex-presidente ficará numa área administrativa, e o ambiente precisou ser adaptado às pressas. A nova sala para Temer tem cama, uma espécie de escrivaninha, banheiro e acesso à TV.

Preso na última quinta-feira, o ex-presidente ficou inicialmente isolado numa sala de cerca de 20 metros quadrados no prédio da Superintendência da PF, sem banheiro privativo. Na sexta-feira, Temer foi levado para outra sala na superintendência, esta com banheiro, cama solteiro e uma mesa.

De “cela” nova, Temer poderá deixar a cadeia nos próximos dias, caso o Superior Tribunal de Justiça (STJ) decida de por aceitar o pedido de habeas corpus impetrado pela defesa.

Habeas corpus

O ministro Sebastião Reis Júnior, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), declarou-se impedido para participar do julgamento do habeas corpus de Michel Temer, previsto para acontecer hoje. Assim, apenas quatro dos cinco ministros da Sexta Turma da Corte vão analisar o pedido de liberdade. Na prática, isso significa que Temer precisará de apenas dois votos favoráveis, e não mais três, para ser solto.