Título: Corte autoriza ajuda
Autor:
Fonte: Correio Braziliense, 13/09/2012, Economia, p. 12

A Corte Constitucional da Alemanha deu sinal verde, ontem, para que o país ratifique o acordo que institui o novo fundo de resgate da Zona do Euro, que poderá contar com um capital de 700 bilhões de euros para combater a crise de dívida na região. O tribunal também autorizou o governo alemão a aderir formalmente ao pacto orçamentário, um conjunto de regras que os 17 países do bloco monetário se comprometem a obedecer para evitar desequilíbrios fiscais.

"Esse é um bom dia para a Alemanha e para a Europa", afirmou a chanceler Angela Merkel. Para ela, a decisão é um passo importante para a superação da crise. O governo alemão deverá contribuir com 190 bilhões de euros para sustentar o fundo, que poderá captar dinheiro no mercado, comprar títulos de países em dificuldades e fazer empréstimos para bancos descapitalizados.

A aprovação do Mecanismo Europeu de Estabilidade (ESM, na sigla em inglês) também foi comemorada pelo chefe de governo italiano, Mario Monti, e pelo ministro espanhol de Economia, Luis de Guindos, que a consideraram "uma boa notícia". Itália e Espanha são candidatas a receber ajuda do novo fundo. O mercado também reagiu de maneira favorável. O euro alcançou o nível mais elevado em quatro meses ante o dólar e as principais bolsas europeias fecharam em alta.

A decisão da Corte foi uma resposta a 37 mil queixas de cidadãos alemães, muitos deles políticos "eurocéticos", que questionavam a legalidade do apoio financeiro do país do ESM. Por conta disso, a Alemanha é o único país da Zona do Euro que ainda tem de ratificar o fundo.