O globo, n. 31321, 09/05/2019. País, p. 5

 

Menores mais perto das balas

09/05/2019

 

 

Agora, basta decisão de pais para presença em clubes de tiro

O decreto que amplia o acesso dos brasileiros a armas, editado pelo presidente Jair Bolsonaro e publicado ontem no Diário Oficial da União, flexibilizou o acesso de menores de idade a clubes de tiro. Antes do decreto, menores de 18 anos precisavam ser autorizados judicialmente para frequentar as aulas. Com as novas regras, a prática de tiro esportivo por menores poderá ser autorizada por um dos responsáveis legais.

Foram mantidas as exigências de que o curso ocorra em local autorizado pelo Comando do Exército, e que o menor de idade use a arma da agremiação ou do responsável quando estiver acompanhado por ele.

Em janeiro, reportagem do GLOBO no Clube de Caça e Tiro de São Paulo, em Santana do Parnaíba (SP), relatou a presença de menores de idade no local. Todos tinham autorização judicial para atirar. Um adolescente de 16 anos começou a frequentar o clube aos sete anos, quando usava uma arma de chumbinho com seus pais, praticantes de tiro. Aos oito anos ele provocou debate ao levar para a escola em que estudava um cartucho de bala vazio.

— Minha família sempre me incentivou. Mas foi difícil porque o tiro é visto como algo pejorativo e ruim. Nesse caso do cartucho, eu o levei porque considerava algo natural. Mas muitas mães fizeram reclamações e a situação ficou tensa. No final, meus pais acharam por bem me mudar de escola — contou o adolescente ao GLOBO, por telefone, no dia seguinte à visita ao clube de tiros.

Arma emprestada

O decreto do presidente Jair Bolsonaro também determina que a prática de tiro desportivo por maiores de 18 anos e menores de 25 anos de idade poderá ser feita com uma arma de fogo de propriedade do clube ou de um outro armamento registrado e cedido por outro desportista.

Clubes de tiro passaram a ser mais procurados no país desde a perspectiva de eleição de Bolsonaro.