Título: Poucas respostas
Autor: Valadares , João
Fonte: Correio Braziliense, 15/09/2012, Política, p. 2

Procurado pela reportagem do Correio, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) não se manifestou. Em e-mail enviado, a assessoria de comunicação pediu outras especificações sobre os questionamentos. A autarquia alegou que tem mais de 1 mil contratos e muitas empresas aumentaram o volume de obras em função da ampliação dos investimentos do Dnit a partir do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

A reportagem, então, encaminhou outro e-mail com todas as tabelas e os valores recebidos do governo federal. Até o fechamento desta edição, porém, a assessoria não retornou o contato. O Dnit é a instituição federal que mais libera recursos para as empreiteiras, já que os serviços prestados estão relacionados a obras em rodovias.

As empreiteiras citadas também foram procuradas para se manifestar sobre as doações e os contratos firmados com os órgãos do governo. No entanto, somente a Construcap respondeu às perguntas. A empresa foi a que mais doou recursos à campanha presidencial petista em 2010 — das citadas por Pagot —, e a que registou o maior aumento percentual de verba recebida do governo federal entre 2011/2012 em comparação aos dois anos anteriores.

Em nota, a empreiteira afirmou que as contribuições realizadas são feitas atendendo à legislação vigente. De acordo com a nota, a empresa tem colaborado com os principais partidos que têm expressão na democracia brasileira. "A sistemática escolhida pela sociedade para financiar os partidos políticos, até a presente data, é o financiamento privado", afirma a Construcap no texto. (JV e LK).