Título: Lacerda 13,5 pontos na frente
Autor: Souto, Isabella
Fonte: Correio Braziliense, 15/09/2012, Política, p. 4

Belo Horizonte — Se a eleição fosse hoje, o prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda (PSB), seria reeleito para o cargo. É o que aponta pesquisa encomendada pelo Estado de Minas ao Instituto MDA, realizada nos dias 11 e 12 com 1.050 eleitores. Conforme o levantamento, Lacerda tem hoje a dianteira, com 44,3% das intenções de voto, seguido do ex-ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Patrus Ananias (PT), apontado por 30,8% dos entrevistados, e da professora da rede pública Vanessa Portugal (PSTU), com 1,5%. Os demais adversários somaram 0,9%. A margem de erro do levantamento é de três pontos percentuais para mais ou para menos, o que indica que a diferença entre os dois primeiros colocados varia de 10,5 a 16,5 pontos percentuais. Ainda há 13% de eleitores indecisos e outros 9,6% declararam votar em branco ou nulo.

Com isso, Lacerda teria 57,2% dos votos válidos, superior ao índice necessário para que a eleição termine no primeiro turno. No levantamento espontâneo — quando não são apresentados os nomes dos candidatos —, Lacerda aparece com 38,2%, 11,3 pontos percentuais acima de Patrus, que recebeu a indicação de 26,9% dos entrevistados. Nesse tipo de pesquisa, o número de votos brancos, nulos e indecisos é bem superior: 33%. O registro no Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) recebeu o número MG – 00441/2012.

Falcão O presidente nacional do PT, Rui Falcão, afirmou ontem, em Belém, que José Serra (PSDB) é "um candidato do passado" e está "quase sendo alijado do segundo turno" das eleições à prefeitura de São Paulo. Isso ocorre, segundo Falcão, porque Serra tem "ideias antigas e está fazendo uma campanha de baixar o nível, que vem desde a eleição presidencial, em que ele descambou para o fundamentalismo. Agora, está descambando para a baixaria". O petista referia-se à tentativa de vincular o candidato Fernando Haddad (PT) ao ex-ministro José Dirceu, réu no processo do mensalão. "É tentar forjar uma circunstância em vez de discutir projetos para a cidade", criticou.

Juiz manda prender diretor do Google O juiz Ruy Jander Teixeira da Rocha, da 17ª Zona Eleitoral de Campina Grande (PB), pediu a prisão do diretor financeiro do Google no Brasil, Edmundo Luiz Pinto Balthazar, por descumprimento de ordem judicial. O magistrado havia determinado a retirada do YouTube de um vídeo em que o candidato do PSDB a prefeito da cidade paraibana, Romero Rodrigues, é ridicularizado. A defesa do Google pediu a reconsideração da decisão, mas o juiz afirmou que o pedido da empresa era uma forma dolosa para recusar o cumprimento da ordem judicial. Não é o primeiro caso envolvendo a Justiça Eleitoral e uma multinacional do setor. Há um mês, um juiz de Santa Catarina decidiu tirar o Facebook do ar, mas depois revogou a própria decisão.