O globo, n. 31317, 05/05/2019. País, p. 7

 

Damares demite Tia Eron de secretaria para mulher

Natalia Portinari

05/05/2019

 

 

Ministra atribui decisão à improdutividade, mas grupo da ex-deputada acredita em retaliação

A ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, demitiu a secretária de Políticas para as Mulheres, a exdeputada federal Tia Eron (PRB-BA), ligada à Igreja Universal do Reino de Deus. A exoneração foi publicada na manhã de ontem no Diário Oficial da União. Semana passada, Damares procurou o presidente do PRB, Marcos Pereira (SP), para explicar a demissão. Disse que Tia Eron seria desligada por ser considerada improdutiva e por ter nomeado auxiliares que a ministra considera “de esquerda”.

Apesar de não ter sido uma indicação do PRB, o nome de Tia Eron passou pelo aval de Pereira. Segundo pessoas próximas à ex-deputada, porém, o motivo do desligamento é uma retaliação à atitude de um grupo de servidores. Em evento no dia 30 de abril, foi entregue um termo de cooperação da pasta com a Defensoria Pública do Distrito Federal e o governo do DF em comemoração ao Dia da Mulher Brasileira e ao Dia da Empregada Doméstica.

O objetivo é oferecer orientação jurídica a mulheres. Alguns auxiliares da Secretaria de Políticas para as Mulheres chegaram atrasados ao evento e se recusaram a tirar uma foto com Damares. No dia, a ministra ficou visivelmente abalada com o ocorrido e até chorou, segundo quem estava presente. Por entender que Tia Eron deveria responder pela atitude de seus subordinados, teria decidido desligar a secretária.

Procurada, através de sua assessoria, a ex-deputada encaminhou uma lista de 18 projetos entregues pela secretaria desde que assumiu o cargo, como programas de cooperação com governos e campanhas de conscientização. Ela não quis dar entrevista.